Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Não será tolerada, de forma alguma, a precarização do trabalho

A direção da Força Sindical e o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado de São Paulo (Sintetel) divulgam nota oficial em razão da aquisição da Brasil Telecom pela Oi.

A aquisição foi anunciada no dia 25 de abril, pelo grupo de telefonia Oi, cuja negociação foi feito por R$ 5,863 bilhões. O valor ficou acima de algumas estimativas que circulavam pelo mercado, em torno de R$ 4,8 bilhões. Com o negócio, cria-se uma megatele de controle nacional. Juntas, as empresas somam 43,4 milhões de clientes, sendo 20,7 milhões em telefonia celular e 22,7 milhões na fixa.

Leia íntegra da nota:

“A aquisição da empresa Brasil Telecom pela Oi-Telemar é um passo importante e inevitável, devido as condições conjunturais, para o setor de telecomunicações no País.

Entendemos, entretanto, que o processo de fusão deve-se levar em consideração questões sociais. É importante ressaltar, que não permitiremos a demissão de trabalhadores causada exclusivamente pela construção, desta que já é considerada a maior operadora nacional. Não será tolerada, de forma alguma, a precarização do trabalho, tanto dos trabalhadores diretos, quanto dos que, eventualmente, prestem serviços através de empresas terceirizadas.

Para o fortalecimento e bom funcionamento das relações entre trabalho e capital, se faz necessário que a nova direção empresarial reconheça e respeite como representantes legítimos dos trabalhadores em todos os Estados, os Sindicatos de Trabalhadores em Telecomunicações, e abra imediatamente um processo de negociação institucional com as entidades sindicais, respeitando os acordos coletivos em vigor.

É fundamental que este processo, que mudará as telecomunicações no País, seja conduzido com seriedade por entendermos que ele resultará no fortalecimento deste setor estratégico que é extremamente importante para o desenvolvimento do Brasil.

Paulo Pereira da Silva (Paulinho)

Presidente da Força Sindical

Almir Munhoz

Presidente do Sintetel/SP”