Chegou a hora das metalúrgicas somarem forças aos demais companheiros da categoria na construção da mobilização pelo reajuste e direitos da convenção coletiva. Neste final de semana, 19 e 20, haverá seminário de mulheres, na colônia de férias, em Caraguatatuba (SP).
As companheiras vão discutir sua participação nas lutas por direitos, incluindo a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, e pela incorporação da responsabilidade compartilhada no cotidiano da categoria. Por isso, o tema do seminário é “Tempo de Trabalho e Tempo de Não Trabalho”, que será abordado por convidados como a secretária de Educação do Dieese (Departamento Inter-sindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) Ana Claudia Moreira Cardoso, doutora em ciências sociais.
Seminário em Osasco – O encontro das companheiras, dá continuidade à série de seminários de articulação da Campanha Salarial. No sábado, 12, os trabalhadores de fábricas de Osasco estiveram na sede para também fortalecer a luta.
O Sindicato informou sobre o andamento da campanha em outras cidades do Estado de São Paulo e em outros estados brasileiros, como o Paraná, onde os companheiros da Grande Curitiba estão fazendo greve para arrancar o aumento real das montadoras.
Foto de Eduardo Metroviche
Jorginho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, coordena reunião da Campanha
Assim como os companheiros, os metalúrgicos do Estado de São Paulo não vão se intimidar diante de argumentos que agora são desculpas como a crise econômica. “Tudo indica que em 2010 as empresas vão estar numa situação muito melhor. Temos que olhar para frente, não para o que ficou para trás”, disse o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.
Os participantes também apresentaram a situação de cada uma das empresas onde trabalham, trocando informações úteis para a definição da luta. “Foi um seminário bastante produtivo”, avaliou um companheiro da Dana. “A gente fica bem informado assim e isso ajuda na mobilização”, completou um trabalhador do Liceu de Artes e Ofícios.
Seminário de Mulheres
Dia: sábado e domingo, 19 e 20 – saída na sexta-feira, 18
Local: colônia de férias do Sindicato
Inscrições: até quarta-feira, 16. Informações e inscrições pelos tel. (11) 3651-7200 (r. 113) ou 4616-0016 (Cotia), 4137-5151 (Taboão da Serra) e 4706-1443 (Barueri).
Critérios de participação: Somente para sócias do Sindicato. Participantes podem levar até dois filhos, com 6 a 12 anos de idade.
Texto de Cristiane Alves
Foto de Eduardo Metroviche
Acesse o site do Sindicato de Osasco