Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Mortos sobem para 112 em SC

ÚLTIMA MORTE FOI CONFIRMADA EM GASPAR. SEGUNDO O BALANÇO DA DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA, NÚMERO DE DESALOJADOS PELAS CHUVAS CHEGA A 78.707

ITAJAÍ (SC) -O número de mortes confirmadas em Santa Catarina em decorrência das chuvas subiu para 112 ontem. O corpo da última vítima foi encontrado em Gaspar. Não foi confirmado ainda o município de origem da vítima encontrada em Itajaí. Segundo o boletim da Defesa Civil divulgado ontem à tarde, a vítima encontra-se no IML de Itajaí.

Em todo o Estado, as chuvas afetaram 1,5 milhão de pessoas. De acordo com o balanço da Defesa Civil, 78.707 estão desalojados ou desabrigados -27.410 devem ficar em abrigos públicos e outras 51.297 estão em casas de amigos ou familiares.

A água já baixou, mas os estragos permanecem. Há entulho pelas ruas, e as vítimas fazem filas em busca de doações de alimentos, água, roupas e cobertores.

A falta de informações sobre possíveis vítimas atrapalha o trabalho de resgate. Em Ilhota, anteontem, a chuva forte também atrapalhou os trabalhos de buscas.

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), afirmou que não vão faltar recursos para a reconstrução das cidades atingidas pelas fortes chuvas dos últimos meses. A declaração foi feita na noite de anteontem, durante visita Coordenadoria de Operações Aéreas da Defesa Civil, implantada no aeroporto de Navegantes (SC).

Para o governador, os prejuízos causados pela chuva ao porto de Itajaí podem comprometer por até dois anos a sua capacidade. Metade da arrecadação tributária da cidade vem da movimentação no porto. Mais da metade das exportações do Estado passa por Itajaí, segundo a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República. (FOL) .