Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Mobilização dos trabalhadores pelo Trabalho Decente

A Jornada Mundial do Trabalho Decente levou a Força Sindical e entidades filiadas a mobilizar milhares de trabalhadores de diferentes categorias para reivindicar melhores condições de trabalho e salários. A central antecipou a manifestação para o dia 6 e a realizou junto com o ato dos metalúrgicos de São Paulo, da região leste, que estão em campanha salarial (foto abaixo).

“Nos Estados, a Força Sindical fez o ato com as manifestações pela redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanal”, disse Nilton de Souza, Neco, secretário de Relações Internacionais da Central.

Como estava na Argentina participando da reunião dos ministros do Trabalho da OEA (Organização dos Estados Americanos), Neco participou da passeata organizada pelas centrais sindicais argentinas – CTA e a CGTB. “Fizemos uma passeata com aproximadamente três mil pessoas. É bom que cada vez mais vamos conscientizando os trabalhadores e a sociedade sobre o Trabalho Decente”, declara.

Em São Paulo, a Força Sindical e as entidades ligadas ao mundo do trabalho realizaram seminário para conscientizar os dirigentes sobre o papel do movimento sindical na conquista da igualdade e oportunidade, que leva ao Trabalho Decente.

Segundo Neco, a conscientização dos trabalhadores e da sociedade é importantíssima para a eliminação da pobreza. “No Brasil, o nosso desafio é constante. Hoje temos 160, 5 milhões de pessoas em idade ativa. A População Economicamente Ativa (PEA) é de 99, 5 milhões e a população ocupada 92,3 milhões. Quem analisa somente as estatísticas diz que 7 milhões de desempregados é pouco, num país de dimensões continentais como o Brasil. No entanto, nos temos a responsabilidade de lutar pelo crescimento econômico e pelo o maior número possível de novos empregos”, observa.

Aliás, o programa do Trabalho Decente foi criado “entendendo que todos os homens e mulheres do mundo aspiram a um trabalho produtivo em condições de liberdade, igualdade, segurança e dignidade”, de acordo com o site da OIT.

Por Assessoria de Imprensa da Força Sindical
www.fsindical.org.br

CNTM, Federação de SP e FITIM apoiam o Trabalho Decente

Durantes as assembleias da Campanha Salarial 2009 dos metalúrgicos de Jundiaí, no dia 8 de outubro, também foram discutidas com os trabalhadores questões sobre o combate ao trabalho precário. Uma iniciativa da Fitim (Federação Internacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e da CNTM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, que conta com o apoio da Federação Estadual de São Paulo.

Segundo Edison Venâncio, secretário-geral da Federação e de Relações Internacionais da CNTM, “existem várias formas de exploração no jogo entre Capital x Trabalho. Nem sempre ter um emprego significa que você está tendo condições mínimas legais. E esta é a nossa luta, pelo trabalho decente e digno”, complementa.

Dirigentes na Alemanha


O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes Jefferson Coriteac e o presidente da Fecomerciários Luiz Carlos Motta, entre outros representantes da Força Sindical, participaram da Jornada Mundial do Trabalho Decente na Alemanha, dia 7/10, que contou com a presença da chanceler alemã Angela Merkel.

Jefferson Coriteac com a chanceler alemã Angela Merkel

Com faixa da Força Sindical em defesa das 40h e do Trabalho Decente

Clique aqui para acessar mais fotos

Por Assessoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes/CNTM e da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo
www.metalurgicos.org.br –  www.cntm.org.br – www.fedmetalsp.org.br