Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São José do Rio Preto/SP

Metalúrgicos realizam protesto em frente ao INSS de Rio Preto

Por Junior Santana
Assessoria de imprensa do Sindicato 

Nesta terça-feira (13), o Sindicato dos Metalúrgicos de São José do Rio Preto em conjunto com seus co-irmãos de Votuporanga, Fernandópolis, Mirassol, Barretos e Catanduva e a participação da Associação dos Aposentados e outras entidades, realizou um grande protesto em frente ao INSS na Avenida Bady Bassit em São José do Rio Preto, contra o Fator Previdenciário e concessão de aumento digno para os aposentados.

O movimento contou com o apoio das autoridades Policiais que garantiram a segurança de todos os participantes, bem como o respeito às instituições, às pessoas, seus bens e ao patrimônio público. 

O presidente Marcos Donizete disse que o objetivo é garantir os direitos, repudiar o fator previdenciário e conquistar um reajuste digno aos aposentados.

No dia 20 de agosto, haverá mobilização nos locais de trabalho pela jornada de 40 horas em várias regiões. E, se o governo não apresentar nenhuma proposta com relação às reivindicações dos trabalhadores, no dia 30 de agosto haverá um Dia Nacional de Paralisações.

Sindicato dos Metalúrgicos de Mirassol reforça protesto

A diretoria do Sindicato de Mirassol ajudou a reforçar o protesto em frente ao prédio da Previdência Social, em São José do Rio Preto, ocorrido nesta terça-feira (13), com o objetivo de apoiar a luta dos aposentados por melhores condições. A manifestação durou cerca de duas horas.

Além dos aposentados, representantes de sindicatos e trabalhadores de diversos setores da região, filiados à Força Sindical ou à Federação dos Metalúrgicos, estavam presentes.

Uma das principais reivindicações é o fim do fator previdenciário de aposentadoria. “É uma reivindicação justa, pois esse mecanismo é uma armadilha criada pelo governo, prejudicando quem se aposentou e quem está para aposentar”, avalia Luiz Fernando dos Santos, presidente do Sindicato de Mirassol.

O dia de protesto foi aprovado por unanimidade no Congresso de Praia Grande, quando ficou definido que aposentados e trabalhadores da ativa, que também lutam pelo fim do fator previdenciário, iriam protestar em frente às gerências regionais do INSS em todo o País.

Em relação ao fim do fator previdenciário, ficou acertado que as centrais sindicais vão realizar uma nova greve geral, no dia 30 de agosto, para também pressionar o Governo Federal a atender as reivindicações que constam na pauta trabalhista.