Metalúrgicos de São Paulo participaram do ato de manifestantes no antigo DOI-Codi de São Paulo em memória das vítimas do regime militar.
Clique aqui e acesse opinião de Miguel Torres, presidente da CNTM/Força Sindical
Banner contra a ditadura na fachada na sede da Força Sindical
Sindicatos, Federações e Confederações filiadas à Força Sindical participaram dos atos contra o Golpe Militar de 1964 organizados pelo Grupo de Trabalhadores da Comissão Nacional da Verdade.
Os trabalhadores foram os mais prejudicados no período mais sómbrio da história do País durante os 21 anos de ditadura. Nesta segunda-feira (dia 31 de março), data que completa os 50 anos da ditadura, a Força Sindical colocou na fachada de sua sede um banner com os dizeres:“50 anos de golpe militar. Ditadura nunca mais. Verdade Memória (1964 a 2014). 50 anos de impunidade. Reparação e Justiça”.
“Este cartaz é para que todos entendam e não permitam que o País passe por igual situação. Ditadura nunca mais”, disse João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical.
Ato na Rua Tutóia
No dia 31 de março de 2014, completam-se 50 anos do golpe que instituiu a ditadura militar brasileira. As práticas de repressão e de violência de Estado que marcaram o período autoritário ainda permanecem ocorrendo contra a população pobre e negra da periferia, bem como contra as manifestações populares que têm sido realizadas e todo o País.
Para completar a situação, há propostas de reformas legislativas conservadoras – lei antiterror, regulamentação das manifestações e a Portaria do Ministério da Defesa intitulada “Garantia da Lei e da Ordem” – visando coibir os protestos e amedrontar os manifestantes. Isso só incentiva a já tradicional truculência das Polícias Militares.Diante desse cenário de continuidade das violações de direitos humanos, diversas organizações da sociedade civil e Comissões da Verdade construiram um ato político-cultural unificado para marcar essa lamentável efeméride e exigir a punição dos torturadores, assassinos e ocultadores de cadáveres da ditadura e da democracia.O valor simbólico de realizar o ato “Ditadura Nunca Mais: 50 anos do golpe militar” nesse prédio tombado da Rua Tutoia, que abrigou o DOI-CODI e que agora deve ser convertido em um lugar de memória, é enorme para o movimento de direitos humanos em nosso País.Que 2014 seja não apenas o ano da verdade, mas também o da justiça.Ditadura Nunca Mais! Punição aos Torturadores de Ontem e de Hoje!COMISSÃO DA VERDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO “RUBENS PAIVA”
twitter.com/CEVerdadeSPwww.facebook.com/ComissaoDaVerdade.SPFonte: Comissão da Verdade de SP