Arquivo Força Sindical MG
|
Os metalúrgicos das mais diversas regiões e cidades entregaram no dia 31 pauta com as reivindicações da categoria para a campanha salarial unificada 2012. O documento foi entregue ao presidente da Fiemg, Olavo Machado, na sede da Federação e contou com a participação das Federações dos Metalúrgicos e sindicatos filiados. Depois os manifestantes seguiram até a sede a ArcelorMittal para protestar contra os abusos da empresa.
“Estamos apresentando as reivindicações econômicas da categoria para 2012 e 2013, assim realizamos esse ato todos os anos com o objetivo de fecharmos os melhores acordos para os metalúrgicos de Minas”, afirmou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga Paulo Cézar.
Dentre as solicitações está o reajuste de 12%, valorização do piso salarial, abono, redução da jornada sem redução de salários, vale alimentação no valor de R$450,00, entre outras. A diretoria da Fiemg recebeu a pauta e disse que não há data prevista para retornar, mas a data base da categoria acontece em 1º de outubro.
A concentração na porta da ArcelorMittal foi motivada depois que a empresa realizou demissões em massa, causando redução de cerca de 80% do seu quadro de trabalhadores. O que causou revolta nos trabalhadores foi a contratação de novos funcionários com redução de salário.