A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba lança o jornal Cidadania. O novo meio de comunicação da entidade agora concilia as ações dos trabalhadores metalúrgicos na base e também as notícias de interesse da população em geral.
Para José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato e Vereador em Piracicaba, “nosso modelo de sindicalismo-cidadão compreende que todo trabalhador metalúrgico é, antes de tudo, um cidadão. Todos temos uma família, mas que nem sempre tem acesso à informação, já que é um item caro no Brasil. Com o novo jornal conseguimos romper, também, a ideia de que existe uma informação destinada à classe trabalhadora e outra para a sociedade em geral. Na realidade, somos todos cidadãos e lutamos melhores condições de vida em sentido amplo”, esclarece.
Com tiragem de 25 mil exemplares, a distribuição do novo jornal já está sendo realizada nas portas das empresas metalúrgicas e em locais de grande circulação na cidade de Piracicaba.
Sobre o jornal Cidadania
O jornal Cidadania divulga todas as ações da diretoria e dos departamentos em defesa do trabalhador metalúrgico e concilia, também, informações de interesse de toda a população piracicabana.
Segundo Hugo Liva, tesoureiro-geral do Sindicato, “o novo jornal, Cidadania, surge com o propósito de levar informação gratuita a todos os cidadãos piracicabanos, mas sob uma visão do trabalhador sobre as relações do trabalho e a sociedade”, destaca.
Elaborado num projeto gráfico dinâmico, o jornal desenvolve-se sob um design moderno, em que valoriza a forma, mas sem deixar de lado o conteúdo das informações.
Para ordenar a leitura, as informações foram subdivididas em seções fixas, estabelecendo-se assim, identidade visual, que auxilia no momento de encontrar as notícias de acordo o tema.