Na terça-feira, dia 24 de maio, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e Base, participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Qualificação Profissional, realizado na Assembleia Legislativa em Belo Horizonte.
Durante a solenidade, o Deputado Estadual Luiz Carlos Miranda (que também é secretário de relações públicas da CNTM e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga/MG), autor do requerimento da frente parlamentar, cobrou rigor na aplicação dos recursos públicos destinados aos programas de qualificação profissional.
O Secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, que participou do lançamento, destacou que, das 60 mil vagas captadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais, no mês de março, menos de 30 mil foram preenchidas devido à falta de qualificação dos trabalhadores.
Carlos Pimenta e Raimundinho
“Apesar do grande número de indústrias e empresas instaladas em nossa região, ainda enfrentamos dificuldades com relação a falta de mão de obra qualificada para preencher as vagas existentes no mercado. Por isso, o nosso Sindicato se tornou uma entidade executora de cursos de capacitação profissional. Além de garantir certificação aos trabalhadores e geração de empregos, minimizamos o problema da escassez de mão de obra especializada na região”, revela o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e Base Raimundinho.
Em 2011, foram liberados para o Sindicato, cursos nas áreas de Pedreiro de Alvenaria, Armador de Ferragens, Carpinteiro de Forma, Soldador em Chaparia, Encanador Industrial e Eletricista de Manutenção com NR 10. As aulas terão início em junho, onde serão qualificados 260 trabalhadores das cidades de Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete.
“É muito importante manter parcerias com as empresa que necessitam de mão de obra, assim, todos saem ganhando, os trabalhadores que irão obter uma qualificação e os empresários, que irão vencer esta dificuldade na hora da contratação”, afirma o presidente.
Por Karina Rose Santana
Assessora de Imprensa
www.sindob.org..br
Clique aqui, na imagem ou no pdf abaixo para acessar mais informações