Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos de Osasco fecham acordos por empresa após greve

O número de empresas que fecharam acordos com o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região cresceu nesta quinta-feira, 9, diante da continuidade das paralisações nas fábricas dos setores de máquinas e equipamentos e de eletroeletrônicos. Empresas como Valvugas, M. Rosler, Majo Cristopher, Unifielter, Exaparts e Exafil já assinaram acordo.

O protesto acontece desde ontem, quarta-feira, 8, diante da ausência de contraproposta do grupo 2 – que representa aqueles setores – à pauta de reivindicações entregue em 4 de setembro. Os trabalhadores aderiram maciçamente às paralisações também realizadas em empresas como: Piovan, Vastec, Thorco, Almelco, Minor, Jaraguá, T&C, Bombas Esco, Niehoff, MKS, Demag e Spirax Sarco, dentre outras. As paralisações já envolveram cerca de 2.500 trabalhadores neste dois primeiros dias.

As negociações continuam a ser realizadas com as empresas destes setores espalhadas pelos 12 municípios da base territorial do Sindicato. Nesta sexta-feira, 10, haverá novas paralisações.

Reivindicações – Os metalúrgicos reivindicam: reajuste salarial de 20%, valorização do piso salarial, fim das terceirizações e da precarização no trabalho, cumprimento da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho, pagamento de multa de 40% do FGTS para metalúrgico aposentado, pagamento de adicionais de insalubridade e de periculosidade, garantia de emprego a trabalhadora que sofrer aborto, licença em caso de aborto, prevenção do câncer, garantias as trabalhadoras em situação de violência doméstica, combate ao assédio moral, acessibilidade para pessoas com deficiência, fornecimento de informações da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e da cópia da GFIP (Guia de Recolhimento Unificada do Fundo de Garantia e Contribuição Previdenciária).

Manifestação semelhante acontece em todo o Estado de São Paulo, já que a campanha salarial da categoria é unificada e coordenada pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, que reúne cerca de 750 mil trabalhadores, organizados por 55 sindicatos. A data-base é 1º de novembro.

Informações para a imprensa:
Cristiane Alves
Imprensa – Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
(11) 8107-4986/ 3651-7200

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
(11) 8276-9308

Gestão de Conteúdo: Val Gomes (CNTM)