Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Mococa/SP

Metalúrgicos de Mococa e Região apoiam o Maio Lilás 2022, campanha do MPT de valorização dos Sindicatos

Chico do Sindicato

O Ministério Público do Trabalho (MPT) promove neste mês a campanha Maio Lilás 2022, com o objetivo de dar visibilidade à importância da atuação dos sindicatos na defesa e ampliação dos direitos da classe trabalhadora e nas negociações coletivas.

Com o tema “Sindicato pra quê? Para fortalecer você!”, a campanha é promovida pela Coordenadoria de Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis) e traz produtos multimídia: cards para divulgação nas redes sociais, animação, podcast e edição temática do programa institucional de televisão do MPT “Trabalho Legal”.

“É super importante esta iniciativa, pois leva para mais pessoas, trabalhadores e trabalhadoras, o conhecimento sobre as ações do movimento sindical para a conquista dos direitos sociais, previdenciários e trabalhistas e de condições melhores de trabalho ao longo dos anos. O movimento sindical sempre foi e continua sendo muito relevante para o desenvolvimento do País”, diz Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Vale destacar que os direitos previstos em lei foram conquistados pela classe trabalhadora organizada com os Sindicatos e só posteriormente reconhecidos pelo Estado.

Alguns exemplos: jornada de trabalho, 13º salário, férias remuneradas, descanso semanal remunerado, adicionais salariais, como de hora-extra, noturno, de insalubridade e de periculosidade, e aposentadoria, entre outras inúmeras conquistas.

“Tudo conquistado a partir de greves e mobilizações históricas, com muita luta, suor e até sangue derramado”, diz Chico do Sindicato, lembrando que a luta continua todos os anos, todos os dias, por melhores salários, melhores condições de trabalho, mais emprego, segurança e saúde nos ambientes de trabalho, benefícios importantes como a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) e avanços para toda a classe trabalhadora e toda a sociedade brasileira.