Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Guarulhos/SP

Metalúrgicos de Guarulhos realizam assembleia e cobram proposta patronal

Agência Sindical

Sindicato mobiliza trabalhadores na Maxion e Dyna, no Itapegica

Sem avanço nas negociações salariais com os grupos patronais, os metalúrgicos de Guarulhos e região reforçam a mobilização nas fábricas. Nesta semana, o Sindicato da categoria fez assembleias em várias empresas. Nesta sexta (23), às 14h30, o Sindicato parou as empresas Maxion (ex-Borlem) e Dyna, no bairro Itapegica, reunindo em torno de mil trabalhadores.

O vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) explica: “A negociação está muito difícil. O maior grupo empresarial em nossa base, o Sindipeças, oferece 2% abaixo do INPC, o que sequer repõe as perdas da inflação”. Na assembleia, os trabalhadores rejeitaram a proposta e aprovaram greve caso o patronato não melhore o índice de reajuste.

A campanha dos metalúrgicos ligados à Força Sindical reúne 600 mil trabalhadores. A data-base é 1º de novembro. O comando da negociação é da Federação dos Metalúrgicos, em cuja sede, em São Paulo, vêm ocorrendo as rodadas de negociação entre patrões e empregados.

Pereira – José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato de Guarulhos e Região, critica a tentativa de arrocho salarial. “O Brasil já viveu períodos de arrocho. Os trabalhadores sofreram e a economia do País só afundou. Temos de valorizar os salários e fortalecer o mercado interno. Isso, sim”.

Assessor de imprensa: João Franzin e Titico
www.metalurgico.org.br