Valcir, Élvio, Lauderi (de Não Me Toque) e Miguel Torres
Cerca de 170 dirigentes metalúrgicos de todas as regiões do Brasil participaram, em Maceió, da Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), presidida por Miguel Torres, debatendo temas como a prestação de contas referente ao exercício de 2015 e a previsão orçamentária para 2017.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SINMGRA), Valcir Ascari, esteve presente ao encontro realizado na quinta-feira (1o/12) na capital alagoana, e destacou a importância de dialogar com líderes do setor.
– O evento promovido pela CNTM nos possibilitou reforçar a unidade da ação sindical em defesa da classe trabalhadora contra os ataques aos nossos direitos. Estamos mobilizados para evitar que o governo federal e os parlamentares enfraqueçam conquistas históricas dos trabalhadores brasileiros. Apoiamos, também, a Justiça do Trabalho, uma instituição que promove a resistência nesta área – fala Valcir Ascari.
A assembleia teve palestras do procurador regional do Trabalho da 7a Região do Ceará, Francisco Gérson Marques de Lima, que falou sobre a reforma trabalhista, e do professor da Universidade de Brasília (UNB), Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira, que tratou da saúde do trabalhador.
Miguel Torres, presidente da CNTM: “a união das entidades metalúrgicas é fundamental para as lutas e conquistas da categoria”
A vice-presidente da CNTM, Mônica Veloso, destacou que os temas debatidos nas palestras são importantes para o movimento sindical e as entidades metalúrgicas levarem adiante ações efetivas para melhorar os ambientes de trabalho e garantir direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
Já o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Carlos Cavalcante Lacerda destacou que, em 2017, serão destinados R$ 200 milhões para cursos de qualificação profissional a serem coordenados pelas entidades sindicais.
Redação: César Moraes
Coordenação: Marcelo Matusiak