Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

Metalúrgicos de Curitiba e americanos da UAW realizam Seminário Internacional sobre enfrentamento da crise


Evento realizado na quinta-feira (12) e sexta-feira (13) discutiu a precarização de trabalho nas multinacionais e traçar estratégias de ação conjunta

SMC

Protesto por mais liberdade sindical nos EUA, em frente à Renault, de São José dos Pinhais: parceria entre UAW e SMC já rendeu várias ações conjuntas em defesa dos trabalhadores

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e o sindicato americano United Auto Workers (UAW), considerado a maior entidade sindical do mundo, realizaram nos dias 12 e 13 de março o Seminário Internacional de Organização Sindical Brasil – EUA. 

O objetivo é conhecer a realidade e debater os principais problemas e desafios enfrentados pelos trabalhadores dos dois países após a eclosão da Crise Financeira Mundial, em 2008. 

Precarização no trabalho, assédio moral, demissões arbitrárias, tentativas de redução de direitos e ataques contra a liberdade de organização dos trabalhadores, orquestrados principalmente pelas multinacionais, foram alguns dos focos do Seminário.  Além disso, o compartilhamento de experiências de luta, organização sindical e colaboração internacional também serão debatidos.

UAW é um dos maiores Sindicatos do mundo

O United Auto Workers (UAW) foi fundado em 1935 e é um dos maiores e mais diversificados Sindicatos da América do Norte, com mais de 390 mil membros ativos e de 600 mil membros aposentados nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. 

Os desafios enfrentados pela UAW em sua luta por melhores salários e condições de trabalho são enormes já que nos EUA os estados são independentes para criar suas leis, o que faz com que alguns simplesmente não reconheçam a atuação sindical, o que precariza as condições dos trabalhadores. 
 
Ações no mundo todo para enfrentar ataques aos trabalhadores americanos
É devido a situações como essa que o UAW começou a expandir os laços com organizações sindicais do mundo todo. No Brasil, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba já foram realizadas várias ações como a luta, em 2014, contra  a perseguição da fábrica da Nissan,  na cidade de Canton, no Mississipi, aos trabalhadores americanos Chip Wells e Calvin Moore, que estavam sendo ameaçados por denunciar as más condições de trabalho dos trabalhadores.  

Através dos protestos dos metalúrgicos nas fábricas  da empresa no Brasil (Rio de Janeiro e Paraná), a fábrica americana recuou em sua perseguição aos dois  trabalhadores. 
 
Parceria trouxe ator de Hollywood ao Paraná para participar de assembleia na Renault

A parceira entre o SMC e a UAW também já trouxe o famoso ator Danny Glover, astro da trilogia “Máquina Mortífera”, e conhecido ativista social e colaborador da UAW, para participar de uma assembleia dos metalúrgicos da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, em 2013. 
 
Participantes e palestrantes do Seminário

Norte-americanos participantes do evento: Ray Curry, Diretor da UAW dos Estados do SUL e SUDESTE dos EUA; Mark Hasis, Diretor de Organização Nacional  da UAW; José Simões Portugal, Diretor de Organização Sindical da SEIU (Sindicato dos Serviços dos EUA), além da advogada-chefe Mary Joyce Carlson (que participa por vídeo conferência).

Participam também do Seminário: o diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Stanley Gacek;  o presidente da Força Sindical do Paraná, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná e do SMC, Sérgio Butka;  o presidente nacional da Força Sindical Nacional, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres, além de lideranças sindicais de todo o Brasil, como os presidentes dos sindicatos de metalúrgicos de Gravataí (RS), Volta Redonda (RJ), Catalão (GO), Anapólis (GO), Londrina (PR), Maringá (PR), Paranaguá (PR), Irati (PR) e Cascavel (PR). A promotora do Ministério Público do Paraná, dra. Margaret Matos de Carvalho também palestra no evento. 

 

CLIQUE AQUI E ACESSE MATÉRIA DO PRIMEIRO DIA DO SEMINÁRIO

Abertura do seminário

Na abertura do Seminário, o presidente do SMC, Sérgio Butka, ressaltou a necessidade das organizações sindicais fortalecer o intercâmbio de ideias e ações. “Este evento é extremamente importante para que nós, representantes dos trabalhadores,  possamos, em conjunto,  debater e buscar soluções e posições politicas unitárias para que a gente possam fortalecer a luta por mais direitos para os trabalhadores”.

Já para Ray Curry, Diretor da UAW representante dos Estados do SUL e SUDESTE dos EUA, “é muito importante estarmos juntos para conhecer de perto a realidade dos trabalhadores e da luta trabalhista tanto aqui no Brasil, como nos EUA. Dessa forma,  poderemos traçar uma agenda comum de atuação”, disse.

O secretario-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna,  afirmou que “o Seminário vem reforçar a parceria entre trabalhadores brasileiros e americanos na luta para combater as ofensivas contra os trabalhadores praticados pelas multinacionais. Por isso, é importante o debate para traçar estratégias em comum”, falou.

Stanley Gacek,  Diretor Adjunto na OIT Brasil, “é  uma honra para mim fazer parte desse momento histórico.  A premissas do momento atual mostram a importância estratégica de momentos como esse.  Por isso, o intercâmbio é importante para a construção da solidariedade entre os trabalhadores para termos estratégias de luta  ante as empresas dos dois países.  Inclusive em termos do sistema jurídico do trabalho”, ressaltou.


CRONOGRAMA 

QUINTA-FEIRA – 12 DE MARÇO DE 2015

11h00: ABERTURA OFICIAL

 
Sérgio Butka – Presidente da Força Sindical do Paraná
 
Miguel Torres – Presidente da Força Sindical Nacional  e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM)
 
Ray Curry – Diretor da UAW representante dos Estados do SUL e SUDESTE dos EUA 
 
Stanley Gacek – Diretor Adjunto na OIT Brasil
 
Luiz Carlos Setim – Prefeito de São José dos Pinhais
 
  
14h00: PAINEL 1 – Organização Sindical Brasil X EUA – Desafios e Vitórias
 
Palestrantes
 
Ginny Coughlin – Representante da UAW no Brasil
 
Ray Curry – Diretor da UAW representante dos Estados do SUL e SUDESTE dos EUA
 
João Carlos Gonçalves: Secretário-Geral da Força Sindical 
 
Dr Zuher Handar  – Médico do Trabalho e assessor de saúde da Força Sindical do Paraná

 
16h30: PAINEL 2 – Campanhas com Envolvimento: Movimento Sindical e Comunidade
 
Palestrantes
 
Mark Haasis – Diretor de Organização Nacional da UAW 
 
Carlos Albino – Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos – CNTM
 
  
SEXTA-FEIRA – 13 DE MARÇO DE 2015
 
9h00: PAINEL 3 – Estratégias de Campanhas Sindicais: Brasil x EUA
 

Palestrantes
 
Kristyne Peter – Diretora de Relações Internacionais  da UAW
 
Stanley Gacek – Diretor Adjunto na OIT Brasil
 
Iraci Borges – Advogado trabalhista e assessor do SMC
 
 
11h00: PAINEL 4 – Organizando Trabalhadores Terceirizados e Integração das Mulheres e Aposentados nas Lutas Trabalhistas
 
Palestrantes
 
José Simões Portugal – Diretor de Organização Sindical da SEIU/EUA
 
Mônica Veloso – Vice-presidente da CNTM
 
 
14h00: PAINEL 5 – Multinacionais e as Estratégias Globais de Precarização do Trabalho
 
Palestrantes
 
Mary Joyce Carlson – Advogada Chefe do SEIU (Vídeo Conferência)
 
Mônica Veloso – Vice-presidente da CNTM
 
Margaret Matos de Carvalho – procuradora do trabalho