Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Metalúrgicos da CSJ permanecem em greve

Mateus Medeiros

A situação na Metalúrgica São José parece estar se agravando a cada dia. Em decisão estabelecida em assembleia realizada na segunda (12 de maio), às 7h30, em frente à fábrica, o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e os companheiros da Metalúrgica São José decidiram permanecer em greve até que sejam regularizados os salários, benefícios e acertos trabalhistas dos demitidos.

Paralisados desde 5 de maio, o Sindicato dos Metalúrgicos e os companheiros da CSJ estão na luta para receber 33% dos salários de março e 100% (integral) dos referentes a abril.

De acordo com José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “a direção da empresa solicita que os companheiros voltem ao trabalho para retomar a negociação, mas os trabalhadores já vem dando um voto de confiança desde o final de 2013. No entanto, os acordos não vem sendo cumpridos”, ressaltou.

Mais problemas – A diretoria do Sindicato também constatou que existem casos em que não estão sendo depositados o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço); há férias vencidas e sem previsão de acerto; há registro de falta de pagamento do Vale-compra; e até mesmos casos de atrasos no 13º salário, referentes a dezembro de 2013.

Demissões – Nos últimos três meses, a direção da CSJ já demitiu 110 trabalhadores e sinalizou que mais 150 postos de trabalho serão desativados nos próximos dias.

Os direitos dos trabalhadores demitidos não vem sendo respeitados. “Mesmo numa situação limite, que é a demissão, os trabalhadores estão ficando na mão, sem receber os seus direitos. Mas vamos até o fim lutar pelos direitos dos companheiros”, destacou Luís Augusto Sotopietro, Luizinho, diretor do Sindicato.

Ações – A Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, por meio de seu Departamento Jurídico vem tomando todas as medidas cabíveis junto à Justiça, porém, a CSJ vem descumprindo sistematicamente os acordos firmados no Ministério do Trabalho para equalizar a situação.

Por Ricardo Flaitt
Assessor de Imprensa

Foto: Mateus Medeiros

Site: metalurgicospiracicaba.com.br