Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Maio Lilás, conheça e participe desta campanha!

Opinião do Chico do Sindicato

Neste mês de maio, depois Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, com anúncio do reajuste do salário mínimo para R$ 1.320 e da isenção do imposto de renda para 13 milhões de brasileiros que ganham até R$ 2.640 por mês, estamos mobilizados em uma série de ações.

Lutamos contra os juros altos, apoiamos o projeto de lei contra as fakenews e estamos acompanhando atentamente os julgamentos do STF sobre a correção do FGTS e sobre a contribuição assistencial, ou negocial, que fortalece os sindicatos nas negociações dos reajustes salariais e demais conquistas para a classe trabalhadora nas convenções e nos acordos coletivos.

No mundo do trabalho, este mês também se destaca com o Maio Lilás, uma campanha criada em 2017 pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), no ano em que entrou em vigor a nefasta reforma trabalhista.

A campanha reforça a importância dos sindicatos nas conquistas e na ampliação dos direitos dos trabalhadores(as) e, neste ano, ocorre em um contexto de um novo governo federal, democrático e aberto ao diálogo, mas ainda com muitos setores neoliberais articulados no Congresso Nacional para enfraquecer o movimento sindical e destruir os direitos sindicais, trabalhistas, sociais e previdenciários da classe trabalhadora e do povo brasileiro.

Vale lembrar, e a campanha do MPT reforça isso, que “praticamente todos os direitos trabalhistas e sociais, como limitação da jornada de trabalho, 13º salário, férias remuneradas, descanso semanal remunerado, horas extras, adicional noturno, de insalubridade e de periculosidade, aposentadoria, entre outros, foram frutos de uma longa e histórica luta das entidades sindicais, através da organização coletiva dos trabalhadores”.

Os ataques sofridos pelo movimento sindical visam os próprios trabalhadores e trabalhadoras. “Ao enfraquecer o movimento sindical, quem perde força é o trabalhador, isso justifica os inúmeros casos de assédio sindical registrados nos últimos anos”.

Estamos com o MPT nesta missão do Março Lilás: mostrar à classe trabalhadora e à sociedade de um modo geral que as ações das entidades sindicais são altamente relevantes na defesa dos empregos, salários, renda, direitos, desenvolvimento econômico, crescimento da indústria e demais setores produtivos, por um Brasil melhor, menos desigual e mais justo e inclusivo.

Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP