FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
DA FOLHA ONLINE
A fabricante de autopeças Magneti Marelli anunciou ontem a demissão de 480 funcionários em suas duas fábricas no ABC Paulista. Na unidade de Santo André-Mauá serão dispensados 350 de um total de 1.600 funcionários, enquanto em São Bernardo serão 150 de um total de 600 empregados.
Segundo Adilson Torres, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, a Magneti explicou que os pedidos das montadoras diminuíram devido à crise econômica e que, portanto, as dispensas foram inevitáveis.
O sindicato informou ainda que antes da dispensa a empresa havia aberto um programa de demissão voluntária que teve 35 adesões.
A produção da fábrica de São Bernardo, voltada à exportação, teria caído 80%, e na de Santo André, 40%.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá marcou para hoje, às 13h30, um protesto contra as demissões.
A Volkswagen informou ontem que vai encerrar 150 contratos temporários que terminam entre este mês e fevereiro na unidade de Taubaté (SP). Os empregados dispensados estão entre os 800 com emprego por prazo determinado. Deles, 450 serão efetivados imediatamente e 200 serão renovados.
Em acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, a empresa definiu ainda a implantação de um sistema de banco de horas na unidade, que permitirá a flexibilização da jornada de trabalho. A unidade tem 5.800 trabalhadores.
Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Isaac do Carmo, o acordo vai ser levado para votação em assembleia da categoria na próxima segunda-feira.