Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Jundiaí – Museu do Metalúrgico reúne pérolas da categoria

Na manhã desta terça-feira (25), o Museu Virtual do Metalúrgico será lançado oficialmente ao público com diversas apresentações dos alunos do curso de Eventos da Fatec (Faculdade de Tecnologia de Jundiaí). Serão apresentadas, em slides, fotos retiradas do museu virtual do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e Região para as pessoas presentes no saguão do Poupatempo, no Complexo Fepasa. Também serão expostos cartazes espalhados pelo entorno da faculdade explicando a função do museu e será exibida uma série sobre os 100 anos do sindicalismo produzida por uma tevê local.

“A aceitação na faculdade foi incrível. A turma de informática achou muito boa a ideia do museu virtual”, enfatiza Solange Debroi de Campos, aluna do curso e autora da iniciativa de desenvolver o projeto em forma de apresentação de trabalho. Ainda de acordo com a estudante a aceitação dos outros alunos foi além, tocou o emocional, com as diversas recordações de pais que trabalharam como metalúrgicos. “Muita gente veio falar que o pai é metalúrgico aposentado e ficou muito emocionado com o trabalho e com as fotos que serão exibidas”, diz.

Para o presidente do sindicato, Eliseu Silva Costa, a implantação virtual do Museu do Metalúrgico traz à memória lembranças de uma época muito boa vivida por diversos metalúrgicos. “É um trabalho maravilhoso. É possível ver o orgulho que todos têm ao levar a foto para colocar no site”, afirma o idealizador do projeto e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Eliseu Silva Costa.

Passam pelo local da visitação, diariamente, cerca de mil pessoas entre alunos e pessoas que utilizam o Poupatempo. “Todos que estiverem esperando o atendimento poderão conhecer um pouco da história dos metalúrgicos por meio das fotos”, acredita Solange.

Segundo Solange, o projeto do museu virtual despertou o interesse da turma de informática para a implantação de um museu semelhante para o ferroviário. “É muito importante para o sindicato saber que o Museu do Metalúrgico despertou o interesse de outras categorias, isso prova que o nosso projeto é bom”, diz Eliseu.

MUSEU DOS METALÚRGICOS

Mais de cinco mil fotos entre digitalizadas e em papel estão sendo colocadas no site do Sindicato, o metebronca.com. Este acervo é totalmente doado por pessoas ligadas à classe dos metalúrgicos e tem como principal função preservar e divulgar a história destes trabalhadores na região de Jundiaí.

No Museu do Metalúrgico é possível ter acesso as histórias, fotos, filmes, documentos e objetos descritos em relatos dos próprios metalúrgicos. Os internautas poderão viajar no tempo e conhecer detalhadamente as batalhas e as conquistas da categoria.

Caso tenha feito parte desta história e queria contar a sua, é só levar sua foto digitalizada ou não na sede do Sindicato e falar com o diretor responsável Luis Carlos de Oliveira. O Sindicato fica na Rua XV de Novembro, 240, Centro de Jundiaí. O telefone para contato é o 4527-3100.

Programação

Data: 25 de maio de 2010

Local: Fatec e saguão do Poupatempo

Hora: das 9h20 às 11h

O vídeo será exibido no auditório da faculdade e os slides serão exibidos no saguão do Poupatempo.