A Juventude Sindmetal quer contribuir com as lutas da categoria e com as ações do Sindicato pela melhoria das condições de trabalho e dos direitos do conjunto dos trabalhadores do país. Essa vontade ficou evidente no encontro “Juventude Sindmetal: organizando para transformar”, realizado na colônia de férias no último final de semana, 15 e 16.
O pessoal se sentiu ainda mais motivado depois de ouvir depoimentos como o de uma das participantes dos coletivos Mulheres e Juventude Sindmetal, que relatou as mudanças que a atuação no Sindicato provocaram em sua vida na fábrica.
“O patrão, às vezes, quer mostrar só os nossos deveres. [Nos coletivos] a gente aprende os nossos direitos”, afirmou. E ainda recomendou: “A gente tem que se organizar e se informar mais”.
A jovem participou do debate sobre organização e transformação, no sábado, ao lado de Alessandro Buzo, do programa Manos e Minas da TV Cultura, que também deu o recado: “Se a gente não se organiza e reivindica, ninguém vai fazer nada pela gente”, disse.
Bia Barbosa, jornalista do coletivo Intervozes, também reforçou a necessidade da participação para garantir direitos na categoria e também direitos como a democratização dos meios de comunicação. “Se a gente não se organizar para garantir nossos direitos, o risco de perdê-los é muito grande”, alertou.
O encontro ainda teve a presença do chargista Wander e do grafiteiro Dingos, que também fizeram trabalhos com os participantes.
Encontro marcado – O incentivo fez com que boa parte dos jovens mostrasse que querem atuar com o Sindicato. “Foi a primeira vez que participei, mas, agora, vou procurar vir mais”, disse um jovem de Carapicuíba. “Foi muito bacana, com muita informação”, avaliou uma jovem de Cotia.
A motivação foi tão grande que o pessoal já saiu com encontro marcado: quinta-feira, 27, eles se encontram na reunião do coletivo Juventude Sindmetal, na sede, às 18h30. A reunião é aberta aos jovens com até 35 anos. Informações pelo telefone: (11) 3651-7200 (r. 107/221).
Acesse www.sindmetal.org.br