Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Israelenses conhecem o sindicalismo brasileiro

foto de Daniel Cardoso

Comitiva de Israel visita Congresso Nacional, em Brasília, acompanhada pelos dirigentes metalúrgicos Edison Venâncio, Carlos Albino e Edgar Nunes (CNTM) e Cláudio Magrão (Federação dos Metalúrgicos de SP)


foto de Daniel Cardoso

Ministro Lupi recebe comitiva de Israel e dirigentes da CNTM: Carlos Lacerda, Carlos Albino, Edison Venâncio e Edgar Nunes.



Ricardo Flaitt


Haim Katz, Magrão e Edison Venâncio

Intercâmbio entre sindicalistas de Brasil e Israel amplia fronteiras da luta dos trabalhadores

Delegação de 11 dirigentes sindicais de Israel estão em visita pelo Brasil para conhecer sobre o modelo de sindicalismo brasileiro. O intercâmbio faz parte do projeto da CNTM – Confederação dos Trabalhadores Metalúrgicos para ampliar as fronteiras e as experiências na luta pelos direitos dos trabalhadores no Mundo.


Para Edison Venâncio, secretário-geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e de Relações Internacionais da CNTM, “existem muitas diferenças entre o sindicalismo praticado no Brasil em relação aos outros países. Esses intercâmbios representam uma excelente oportunidade para a troca de informações e conhecimentos da luta dos trabalhadores no Mundo”.

 

Ricardo Flaitt

Delegação israelense e dirigentes da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP

Ontem (17), os dirigentes internacionais participaram de reunião com representantes da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Em pauta, os dirigentes brasileiros apresentaram o projeto de assistência social “Meu Guri” e obtiveram mais informações sobre as ações da Central Força Sindical Brasil.

 

Haim Katz, membro da delegação israelita e deputado em Israel, surpreendeu-se com as dimensões do sindicalismo brasileiro. “O Brasil tem proporções gigantescas e possui uma diversidade enorme, com características específicas e muito complexo, o que reforça o grau de organização das lutas operárias”.

 

À tarde a delegação de Israel reuniu-se com dirigentes sindicais ligados Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo. Em pauta, as ações dos trabalhadores metalúrgicos, as lutas e a mobilização para a Campanha Salarial 2009.

Segundo Claudio Magrão, presidente da Federação, “por meio desses intercâmbios conhecemos a realidade operária de outros países e reavalimos o sindicalismo no Brasil”

 

Encerrando as atividades do dia, os dirigentes internacionais ainda visitaram a sede do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força. Durante o encontro impressionaram-se com as dimensões da entidade, que atualmente representa 400 mil trabalhadores. As lutas daqueles que já contribuíram com trabalho para o Brasil chamaram a atenção dos membros da delegação, uma vez que, em Israel, o governo proporciona ótima qualidade de vida aos aposentados e pensionistas.

Hoje a delegação encontra-se com membros da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Jundiaí.

Escrito por Assessoria de imprensa da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP – Ricardo Flaitt, Alemão (11) 7153.5984

www.fedmetalsp.org.br

gestão de conteúdo do site www.cntm.org.br Val Gomes (11) 8905.7230

Clique aqui e acesse matéria anterior:
Metalúrgicos de São Paulo recebem sindicalistas israelenses