Saída do Brasil da Copa do Mundo provoca queda no ritmo de produção de TVs e varejo inicia fase de grandes promoções
Márcia De Chiara – O Estado de S.Paulo
A desclassificação da seleção brasileira da Copa do Mundo mudou do dia para noite o cenário de produção e vendas de televisores. Desde ontem, por exemplo, as horas extras estão suspensas nas fábricas de eletrônicos da Zona Franca de Manaus (AM), conta o presidente da Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos de Manaus, Wilson Périco.
Também as contratações de cerca de 8 mil trabalhadores temporários para a produção de fim de ano, que seriam antecipadas para o fim de agosto, agora só devem ocorrer em outubro porque sobram TVs no varejo e o comércio deve reduzir o ritmo de encomendas para as indústrias nos próximos meses.
Na quinta-feira, véspera do jogo que desclassificou o Brasil da Copa, o Walmart iniciou um saldo de eletroeletrônicos que terminou no domingo. Segundo a empresa, os descontos chegaram a 25% para os televisores e houve um acréscimo de 20% nas vendas desses itens em relação a igual período de 2009.
O Carrefour é outra rede varejistas que fez saldão no fim de semana, mas de toda a loja. Segundo o diretor de Eletro da rede, Fábio Régis, o saldão já estava programado e não teve relação com a desclassificação da seleção. “Não tínhamos grandes estoques de TV. Entre 15 de abril e o 26 de junho, as nossas vendas de televisores cresceram 90% na comparação com igual período de 2009. Na Copa de 2006, o acréscimo foi de 45%.” De toda forma, a rede vendeu 4 mil televisores de 14 polegadas, com tecnologia de tubo, só neste fim de semana por R$ 169, um preço que, em muito casos, equivale ao que é gasto no conserto do aparelho.
O Grupo Pão de Açúcar iniciou uma grande promoção de televisores que vai até domingo, tanto nas lojas físicas do Ponto Frio como no comércio eletrônico do Ponto Frio e do Extra. Os descontos chegam a 35% para modelos maiores, de 55 polegadas. De acordo com a empresa, além do desconto, é possível parcelar em até 18 vezes sem acréscimo as compras feitas com cartões da loja.
“Vamos comprar menos televisores este mês”, afirma o supervisor geral das Lojas Cem, José Domingo Alves. Ele conta que, desde sexta feita, as vendas de TVs caíram 20% em relação ao período imediatamente anterior. “Nesta semana teremos uma ideia da real situação.”
Inflação. Apesar do inevitável encalhe de produto, os varejistas enfatizam que tiveram crescimento significativo nas vendas, superior a 100%, até a desclassificação do Brasil. Dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostram que, no último sábado, as consultas para venda a prazo caíram 7,5% em relação ao mesmo dia da semana anterior. Já as consultas para vendas quitadas por cheque tiveram acréscimo de apenas 0,6% nas mesmas bases de comparação.
Emílio Alfieri, economista da entidade, acredita que, além da retração nas vendas, a saída antecipada do Brasil da Copa vai ter impacto negativo na inflação. “Nos dois próximos meses deve ocorrer redução de preços de itens relacionados à Copa, como os televisores”, diz o economista. Este ano, diz ele, deve repetir o que houve em 2006, quando a seleção também foi desclassificada e a onda de liquidações foi um balde de água fria nos preços. O ano fechou com um IPCA de 3,14%, uma das menores taxas.