DCI
Agência Brasil
CURITIBA – No oitavo dia de greve dos bancários, 514 agências estão fechadas no Paraná, resultando na paralisação de 14 mil servidores. De acordo com último levantamento do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, 275 agências estão fechadas no interior do Paraná, com adesão de 4,1 mil bancários. Em Curitiba, estão fechadas 239 agências.
Na capital, a adesão diminuiu um pouco, adesão, de acordo com o sindicato, devido a dois interditos proibitórios em vigência que reabriram o Itaú Unibanco e o HSBC. O interdito proibitório é uma ação jurídica relacionada a situações nas quais o direito de posse ou de propriedade está sendo ameaçado.
“Apesar da tentativa de retaliação dos banqueiros, a categoria se mantém mobilizada, com aproximadamente 10 mil bancários em greve”, informa o sindicato em nota sobre a paralisação.
Com os bancos fechados e a Mega-Sena acumulada, é grande o movimento nas casas lotéricas, o que aumenta os riscos de roubos. No começo desta semana um policial morreu em Curitiba, num tiroteio durante um assalto a uma das agências lotéricas do centro da cidade.
A orientação da polícia é de que as pessoas não levem altas quantias de dinheiro para pagamento de contas, evitem sacar grande quantia e, principalmente, usem a internet para quitar débitos.
O chefe da Polícia Militar de Curitiba, coronel Marcos Scheremeta, pede aos clientes de agências lotéricas que fiquem mais atentos nestes dias de greve dos bancos, porque o assaltante “age onde há mais facilidades para cometer o crime”.