A decisão de fechamento foi tomada em reunião do Conselho Administrativo da Taurus que determinou a desativação das filiais 2 e 3 da companhia, localizadas em São Leopoldo (RS) e Gravataí (RS), respectivamente.
Segundo informações obtidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, a Taurus máquinas fechou sua unidade de negócio e pagou regularmente todas as rescisão de contrato individual de trabalho.
Destes empregados demitidos, 90% de um total de aproximadamente 150, foram contratados pelo Grupo SüdMetal que comprou a fábrica. Dos que não foram contratados apenas 10% sofreram o impacto com o fechamento da unidade da Taurus. Com isso, a estimativa é que tenham ocorrido aproximadamente 30 demissões.
Segundo o diretor de assuntos jurídicos do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Edson Dorneles, a situação da empresa já vinha preocupando aos metalúrgicos e também a própria Prefeitura de Gravataí, que realizou uma audiência no início desse ano com o objetivo de tentar impedir que acontecessem as demissões.