Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Governo quer regra nova para o reajuste do INSS



Juca Guimarães

do Agora

O governo quer elaborar um projeto de lei com uma nova regra para o índice de reajuste dos aposentados que recebem acima do piso do INSS. A ideia é criar uma política de reajuste que tenha o aval das centrais sindicais e das entidades de aposentados e pensionistas, segundo fontes do governo ouvidas pelo Agora.

Atualmente, os aposentados que recebem o piso do INSS têm o mesmo índice de reajuste do salário mínimo. Os demais benefícios são reajustados de acordo com a inflação –sem aumento real.

As negociações sobre a nova política de reajuste, segundo fontes do governo, deve começar após o acordo, também com as centrais e com os aposentados, sobre o índice de aumento que será dado em 2010. O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, disse que, no dia 3 de agosto, será apresentada a proposta do governo para o aumento.

O presidente Lula disse, na última terça-feira, que os técnicos da área econômica estão concluindo os cálculos da proposta que será negociada com as centrais sindicais e as entidades de aposentados. O presidente afirmou que o índice será acima da inflação, cerca de 3,64%, segundo previsão do governo. Se não houver acordo, a Câmara dos Deputados deverá votar no dia 11 o projeto que prevê o mesmo reajuste do mínimo para todos os benefícios.