Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Federação dos Metalúrgicos de Goiás

Goiânia sedia o 1° Seminário da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Goiás

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Goiás (FEM-GO) realiza nos próximos dias 26 e 27 de novembro, em Goiânia, o seu 1° Seminário. Integram a programação do evento palestras sobre ‘Memória do Movimento Sindical’, ‘O mundo do trabalho sob a ótica do DIEESE’ e ‘Previdência Social’.

Participarão do evento dirigentes sindicais das cinco entidades filiadas, sendo Catalão, Anápolis, Goiânia, Itumbiara e Rio Verde. Lideranças do movimento sindical de diversas partes do País também devem marcar presença no Seminário, entre eles Miguel Torres, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da central Força Sindical.

A Federação

A FEM-GO foi fundada no dia 01 de abril de 2014 e é presidida por Carlos Albino de Rezende Júnior, também presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT). A sede da Federação fica localizada na cidade de Itumbiara. A FEM-GO é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e à Força Sindical. 

Além da luta diária por melhores salários, benefícios e condições de trabalho para todos os trabalhadores da sua base, a FEM-GO liderou um dos maiores movimentos de trabalhadores na cidade de Anápolis. Em maio de 2014, cerca de 3 mil trabalhadores do Distrito Agroindustrial de Anápolis/GO (DAIA) paralisaram suas atividades e protestaramcontra a demora na conclusão do viaduto da BR 060/153 e os transtornos causados pela obra, até mesmo mortes causadas por acidentes no trecho.

A mobilização somou mais uma conquista para os trabalhadores, pois logo em seguida o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, recebeu os representantes da FEM-GO, em Brasília, e solucionou o problema, concluindo as obras do viaduto rapidamente.

Atualmente, a FEM-GO representa cerca de 52 mil metalúrgicos nas cidades de Catalão, Anápolis, Goiânia, Itumbiara e Rio Verde, número que abrange os trabalhadores das montadoras Mitsubishi e Suzuki (Catalão) e Caoa Hyundai (Anápolis).

Serviço:

1° Seminário da FEM-GO

Data:26 e 27 de novembro

Horário: 8 às 17 horas

Local: Auditório da FETRACOM (Avenida A n° 1.026 Qd 117-C Lt 04, Setor Leste Universitário – Goiânia/GO)

Contato: Carlos Albino de Rezende Júnior, presidente – (64) 9245-4600

 

Confira a programação:

Dia 26 de Novembro

08:00hs – Café da Manhã (Auditório da FETRACOM)

08:30hs – Abertura, com participação do presidente da CNTM/Força Sindical, Miguel Torres

10:00hs – 1º Painel – Memória do Movimento Sindical

Milton Baptista de Souza Filho – Diretor Tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco; Secretário de Cultura e Memória Sindical da Força Sindical; Presidente do Centro de Memória Sindical.

12:00 hs – Almoço

14:00 hs – Apresentação DIEESE

Leila Brito – Supervisora Técnica do Escritório Regional do DIEESE – GO

14:30 hs – 2º Painel – A Motivação do Sindicalista em Cenário Adverso

Professor Marcos Kniess – Graduado em Filosofia, Teologia e Educação Física.  Especialização em Formação Humana e Teológica e Orientação Educacional.

17:00 hs – Encerramento


Dia 27 de Novembro

08:00 hs – Café

08:30 hs – 3º Painel – Previdência Social: Desafios e Oportunidades para o Movimento Sindical

Dr. Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira – Professor e Coordenador da Pós-Graduação em Engenharia do Trabalho da UNIP/DF 

10:30 hs – Café

12:00 hs – Almoço

14:00 hs – Continuação do 3º Painel

15:30 hs – Encerramento

Por Assessoria de Imprensa FEM-GO