Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

GM dá licença remunerada para 1.633 no ABC

ACORDO DA EMPRESA COM SINDICATO DE SÃO CAETANO DO SUL EVITA QUE TRABALHADORES QUE TENHAM CONTRATOS TEMPORÁRIOS SEJAM DEMITIDOS AGORA

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul (ABC) fechou anteontem um acordo com a GM (General Motors) que colocou em licença remunerada 1.633 trabalhadores com contratos temporários na unidade da empresa na cidade.

A licença está valendo desde ontem e atinge todos os funcionários temporários dessa unidade da empresa. A GM conta, atualmente, com aproximadamente 6.000 trabalhadores em São Caetano.

A licença remunerada foi a forma que o sindicato e a GM encontraram para evitar as demissões dos temporários antes do fim do contrato deles. Os contratos serão encerrados no dia 27 de fevereiro.

A empresa afirma que, caso haja uma retomada nas vendas, irá avaliar “a conveniência de renovar os contratos” desses trabalhadores.

Na próxima terça-feira, o sindicato deve fazer uma nova reunião com a GM para tentar encontrar uma solução para evitar que os temporários sejam cortados depois que os contratos sejam encerrados.

Conheça a licença
Durante a licença remunerada, o trabalhador fica em casa, recebendo o salário integral. A empresa deve continuar pagando direitos como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo Tempo de Serviço) e Previdência Social. A empresa afirma que irá honrar “os termos dos contratos de trabalho por prazo determinado.”

Segundo a GM, as licenças são justificadas pela queda nas vendas.
(Bruno Saia e FSP)