ACORDO DA EMPRESA COM SINDICATO DE SÃO CAETANO DO SUL EVITA QUE TRABALHADORES QUE TENHAM CONTRATOS TEMPORÁRIOS SEJAM DEMITIDOS AGORA
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul (ABC) fechou anteontem um acordo com a GM (General Motors) que colocou em licença remunerada 1.633 trabalhadores com contratos temporários na unidade da empresa na cidade.
A licença está valendo desde ontem e atinge todos os funcionários temporários dessa unidade da empresa. A GM conta, atualmente, com aproximadamente 6.000 trabalhadores em São Caetano.
A licença remunerada foi a forma que o sindicato e a GM encontraram para evitar as demissões dos temporários antes do fim do contrato deles. Os contratos serão encerrados no dia 27 de fevereiro.
A empresa afirma que, caso haja uma retomada nas vendas, irá avaliar “a conveniência de renovar os contratos” desses trabalhadores.
Na próxima terça-feira, o sindicato deve fazer uma nova reunião com a GM para tentar encontrar uma solução para evitar que os temporários sejam cortados depois que os contratos sejam encerrados.
Conheça a licença
Durante a licença remunerada, o trabalhador fica em casa, recebendo o salário integral. A empresa deve continuar pagando direitos como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo Tempo de Serviço) e Previdência Social. A empresa afirma que irá honrar “os termos dos contratos de trabalho por prazo determinado.”
Segundo a GM, as licenças são justificadas pela queda nas vendas.
(Bruno Saia e FSP)