Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Força Sindical

Força Sindical discute propostas no Fórum Social Temático em Porto Alegre

O Fórum Social Temático reuniu diversas lideranças sindicais e representantes dos movimentos sociais, entre os quais 70 integrantes da Força Sindical. Entre os dias 21 e 26, eles debateram diversos temas, dentro da temática “Crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental”.

Segundo Ruth Coelho Monteiro, Secretária Nacional de Cidadania de Direitos Humanos da central, foi importante debater estes temas que apontam para o futuro das próximas gerações.

A sindicalista participou coordenando as mesas de debates da Conferência Proteção e Defesa Civil e da Convergência Cidades Justas e Sustentáveis, e foi expositora em uma oficina da CSA (Confederação Sindical das Américas), abordando a questão indígena na America Latina, o trabalho forçado e a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Essa Convenção diz que os indígenas devem ser consultados sobre qualquer ação em suas terras. Neste debate Ruth  fez uma apresentação sobre a situação atual da população indígena brasileira e seus desafios, com dados fornecidos pelo Dieese.

A Força Sindical participa da Comissão de Organização da Conferência Nacional de Defesa Civil, através da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, com a colaboração de Lélio Falcão, Secretário de Meio Ambiente da Força Sindical-RS. A Secretária afirma: “é importante haver mudanças na defesa civil, é preciso mais investimentos em políticas públicas preventivas e mais participação da sociedade civil organizada, que precisa ser preparada para saber agir nos desastres e catástrofes e discutir e propor alternativas para tragédias recorrentes como a seca no nordeste, onde morrem pessoas e animais que se encontram em condições precárias de existência”.

Assessoria de imprensa da Força Sindical
www.fsindical.org.br