Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Força realiza congresso nacional e elege nova direção


Evento, que começa nesta quarta, pretende reunir 4 mil dirigentes sindicais. Três ministros devem participar; presença de Lula não está confirmada.

Do G1, em São Paulo, 29/07/09 – atualizado às 14h28

Sob o tema “Toda Força pelo Trabalho Decente”, a Força Sindical realiza, a partir desta quarta-feira (28), o seu 6° Congresso Nacional. A expectativa dos organizadores é reunir no município de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, cerca de 4 mil dirigentes sindicais brasileiros e 60 de outros países até o encerramento, na próxima sexta (31), quando será divulgado o resultado da eleição para nova direção da central sindical, uma das maiores do país.

A crise financeira mundial, o crescimento econômico e a conjuntura sindical no Brasil estão entre os temas a serem discutidos, segundo a organização do congresso, que confirma a presença dos ministros Luiz Dulci, da Secretaria-geral da Presidência da República, Carlos Lupi, do Trabalho, e José Pimentel, da Previdência, além do secretário de Desenvolvimento de São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a ter sua presença anunciada, mas a assessoria de imprensa da Presidência da República não confirma a ida do presidente ao evento. Lula estará em São Paulo nesta semana para encontrar a presidente do Chile, Michelle Bachelet.

De acordo com o presidente da central, deputado Paulinho da Força (PDT-SP), temas como o fim do trabalho infantil e do trabalho escravo e a luta imediata pela redução da carga horária para 40 horas semanais também estarão na pauta do evento.

Paulinho encabeça a chapa única que concorre à reeleição para direção nacional da Força, por mais quatro anos. Também serão eleitos a nova Executiva Nacional e o Conselho Fiscal da central.

Em paralelo, o evento contará ainda com a 3ª Conferência Internacional da Força Sindical, a Reunião da Direção Nacional do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical e o Encontro Nacional de Mulheres da Força Sindical, entre outros.