Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Fim da Marmita na S. Naldi e 1º Encontro de Cipeiros

Andressa Besseler
Os companheiros aguardam na fila para degustar a comidinha caseira servida no refeitório

Fim da Marmita na S. Naldi – Marmita é coisa do passado aos companheiros e companheiras da empresa S.Naldi, empresa que produz esquadrias de alumínio, portas automáticas e estruturas metálicas.

Há 15 dias foi implantado o restaurante no local de trabalho, resultado das negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, trabalhadores e empresa. Foram beneficiados mais de 70 trabalhadores.

“Agora é passado acordar de madrugada e deparar com a minha esposa preparando a comida para eu colocar na marmita”, disse Rogério Figueira, que trabalha há 4 anos na S.Naldi. O cardápio, elaborado por uma nutricionista, é composto de arroz, feijão, duas guarnições, duas saladas, suco e sobremesa.

“Quando um trabalhador é alérgico a algum tipo de alimento preparo outra opção para ele”, afirmou a cozinheira Josenita Santos. Para Carlos Francisco Carvalho, há 15 anos na S.Naldi, a instalação do restaurante criou um outro ambiente na empresa e melhorou o dia-a-dia da sua família. “Eu e minha esposa trabalhamos aqui.

Ela se sobrecarregava com as tarefas e a preparação das marmitas. Sem contar as dores de cabeça quando a comida azedava”. Em negociação que durou uma semana, chegou-se a um valor justo que será descontado de salários dos companheiros pelas refeições.

1º Encontro de Cipeiros do Sindicato dos
Metalúrgicos de Santo André e Mauá acontece dia 16

É possível criar um ambiente de trabalho livre de acidente por meio de uma ação conjunta entre o Sindicato, a Cipa e a empresa. Este é um dos temas do 1º Encontro de Cipeiros do Sindicato, no próximo domingo, dia 16, a partir das 9 horas.

“Para conscientizar os companheiros e mudar a realidade nos ambientes de trabalho, precisamos de cipeiros comprometidos com o seu trabalho e em sintonia com o Sindicato e a empresa, pois sozinhos os cipeiros não seriam capazes de diminuir os riscos de acidentes”, diz Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, que vai falar da importância do trabalho dos cipeiros.

Também será discutida a função dos cipeiros no chão de fábrica, que é estabelecer uma relação de diálogo e de conscientização dos companheiros, visando à humanização do ambiente de trabalho.

“Os fatos nos mostram que uma comissão preventiva de acidentes do trabalho não seria só um meio de proteção ao trabalhador, mas também um instrumento valioso para manter os níveis de produção da empresa, evitando-se gastos gerados com cada trabalhador acidentado”, diz Cícero Martinha.

Serviço
1º Encontro de Cipeiros do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá
Dia: 16 de maio
Horário: A partir das 9 horas
Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, rua Dona Gertrudes de Lima, 202 – Centro de Santo André