Cláudio Omena
Em mais uma rodada de negociação pela Campanha Salarial 2010, dirigentes da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo reuniram-se hoje (6), às 10 horas, na sede da entidade (rua Pará, 66, Higienópolis, em São Paulo) com representantes do Sindmaq/Sinaees.
A Federação dos Metalúrgicos representa cerca de 800 mil trabalhadores no Estado de São Paulo, com data-base em 1º de novembro.
Para Claudio Magrão, presidente da Federação, “o momento do País é favorável para um bom reajuste salarial, além de outros pontos importantes da pauta de reivindicação”.
As reivindicações deste ano são:
* Reajuste salarial com aumento real.
* Valorização do teto de aplicação do reajuste salarial, com objetivo de extinguir ou aumentar o valor do teto de aplicação para reajuste salarial, não podendo, como nos anos anteriores, ser apenas reajustado nos percentuais do valor concedido.
* Salário normativo ampliado.
* Redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução salarial.
* Informação ao empregado recém-contratado e integração social, com objetivo de esclarecer ao funcionário os riscos inerentes ao seu posto de trabalho e sobre as áreas perigosas e insalubres, com a responsabilidade de promover treinamento adequado para a realização das tarefas.
* Combate à demissão imotivada, com a finalidade de complementar as disposições legais vigentes.
* Programas de formação e qualificação profissional e sindical.
* Licença maternidade de 180 dias.
* Obrigatoriedade das negociações da PLR – Participação nos Lucros e/ou Resultados.
Por Ricardo Flaitt
www.fedmetalsp.org.br