Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Federação de SP conquista 9% de reajuste e 24% de abono

foto Cláudio Omena

Dirigentes ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (Força Sindical) reuniram-se ontem (9), às 10 horas, na sede da entidade (rua Pará, 66, Higienópolis, São Paulo), em assembleia para definir a Campanha Salarial 2010.

Após inúmeras negociações e mobilizações em todo o Estado de São Paulo, a Federação dos Metalúrgicos conquistou reajuste de 9% e abono de 24% aos cerca de 800 mil trabalhadores.

“Foi uma negociação dura e de forma democrática, pois ouvimos todas as bases ligadas à Federação, para definirmos os acordos da Campanha Salarial 2010”, destaca o presidente da Federação, Claudio Magrão. Foi um bom acordo, seguindo a tradição da Federação que há mais de 20 anos vem assegurando a reposição da perdas inflacionárias e sucessivos aumentos reais”.

A assembleia foi comandada por Claudio Magrão, presidente da Federação; Francisco Sales, vice da Federação; Eliseu Costa, tesoureiro da Federação; Edison Venâncio, secretário da Federação; Jorginho Nazareno, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco; José Pereira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos; Cidão, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul.

A Federação congrega 54 sindicatos da categoria no Estado de São Paulo, que representam cerca de 800 mil metalúrgicos.

Além de reajuste, a luta deste ano é por: reposição das perdas inflacionárias e aumento real; licença-maternidade de 180 dias;. combate às terceirizações; manutenção e ampliação de cláusulas sociais como a que dá garantia de emprego ao trabalhador acidentado; redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial, dentre outras.

A VOZ DA CATEGORIA

Agora a Campanha Salarial entra em nova etapa, que é ouvir a opinião dos trabalhadores da base. Os 54 Sindicatos em todo o Estado de São Paulo agendaram assembleias para ouvir dos trabalhadores se aprovam ou não os índices de 9% de reajuste e 24% de abono.

www.fedmetalsp.org.br