SÃO PAULO – Fundador e ex-presidente da Força Sindical, Luiz Antônio Medeiros foi exonerado nesta quarta-feira do cargo de secretario-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho da Prefeitura de São Paulo para concorrer a vereador na capital paulista pelo PDT.
“Vou puxar a chapa de candidatos do PDT, que deve conseguir eleger uma boa bancada com a candidatura do Paulinho a prefeito [deputado federal pelo PDT e presidente da Força Sindical]”, afirmou o sindicalista. O partido elegeu apenas um deputado na atual legislatura. Medeiros não garante, porém, que mantenha a candidatura se Paulinho recuar – o pedetista negocia com o PSDB. “Ai eu teria que repensar, mas em princípio ele não vai desistir”, disse.
Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Medeiros fundou a Força Sindical em 1991 pregando o “sindicalismo de resultados”, em oposição à Central Única dos Trabalhadores (CUT), central sindical ligada ao PT.
Foi presidente da entidade até 1999, quando se licenciou do cargo para assumir como deputado federal pelo PFL (hoje DEM). Reeleito em 2002 pelo PL (hoje PR), perdeu as duas eleições seguintes para a Câmara dos Deputados, em 2006 e 2010. No período, foi secretário de Relações do Trabalho do ministério do Trabalho e Emprego e está na Prefeitura de São Paulo desde o início de 2011.
(Raphael Di Cunto/Valor)