Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Osasco/SP

Espaço da Cidadania lança pesquisa sobre Lei de Cotas

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e o Espaço da Cidadania vai apresentar em fevereiro os resultados da 11ª pesquisa “Lei de Cotas – Trabalhadores com deficiência no setor metalúrgico de Osasco e Região”. O estudo analisa a presença de trabalhadores com deficiência por ramos de atividades na metalurgia, por tamanho dos estabelecimentos, nas matrizes e filiais e por tipo de deficiência.

De acordo com o coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparecido Clemente, essa pesquisa não é feita por amostragem. “É um trabalho exaustivo, mas contemplamos 100% das empresas da nossa base”, explica o dirigente.

Ele comenta que os resultados refletem também os efeitos da grave crise econômica sobre os empregos na base. “Desde 2015, apuramos que os trabalhadores com deficiência são os últimos a serem contratados e os primeiros a serem demitidos”, afirma Clemente.

Segundo o sindicalista, além da realidade local, o estudo apresenta números nacionais sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Aqui em Osasco e região a cota é 100% cumprida, mas no Brasil apenas 31% das empresas cumprem a lei”, afirma Clemente.

Vídeo – Durante o evento será divulgado o vídeo “O Futuro que Queremos: trabalho decente e inclusão de pessoas com deficiência”, uma série produzida para a internet pela OIT e pelo Ministério Público do Trabalho. 

Mais informações: www.ecidadania.org.br