O Sindicato dos Metalúrgicos de Goiânia e região metropolitana encerrou na sexta-feira, 19 de setembro, a 30ª Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Área Metalúrgica com uma média de 300 participantes e um saldo muito positivo na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
O evento foi realizado no período de 15 a 19 de setembro de 2014, das 8h00 às 12h00, Auditório Jaime Câmara, da Câmara Municipal de Goiânia, e celebrou seu Jubileu de pérola, completando 30 anos de investimento colhendo resultados significativos para os integrantes da classe, na proteção da própria vida.
Apesar do alto nível dos palestrantes e da escolha de temas da atualidade no mundo do trabalho, dois painéis marcaram a 30ª Semana. A do médico consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Zuher Handar que tratou do tema: Saúde e trabalho, num mundo contemporâneo: o risco de adoecer, e a mesa redonda promovida pela equipe do próprio SindMetal-GO, que abordou o tema: A consciência de ferro dos patrões é uma fratura exposta no chão de fábrica.
Durante a apresentação da mesa redonda, o presidente do sindicato, Roberto Ferreira (foto acima), fez o lançamento de mais três ferramentas que, segundo ele, serão essenciais para que os trabalhadores possam ampliar as denúncias de maus tratos praticadas pelos patrões dentro do chão de fábrica, bem como a falta de cumprimento da legislação em geral para que a entidade representativa possa agir e defender seus direitos e interesses.
WhatsApp, um programa de TV e uma psicóloga
O aplicativo WhatsApp irá facilitar bastante as denúncias dos trabalhadores sem que sejam identificados e perseguidos pelos seus chefes ou encarregados. Um novo programa que entrará na grade da TV SindMetal do próprio sindicato: Trabalho na Lei, terá como objetivo esclarecer e tirar dúvidas dos operários sobre direitos trabalhistas, que está ligado ao programa dos cursos que a diretoria oferece aos associados. Para orientar os metalúrgicos no sentido de evitar doenças mentais provocadas por depressão, pressão dos chefes e encarregados e até mesmo do estresse causado por pelos motivos expostos, a diretoria comunicou a contratação de uma psicóloga sem qualquer custo para os operários.
Por Sara Leal
Assessoria de Comunicação do SindMetal-GO
Acesse www.sindmetalgo.com.br