Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

EM SEUS 103 ANOS, SINDICATO HOMENAGEIA SEUS SÓCIOS VINTENÁRIOS

Na noite desta segunda-feira (30), comemorando seus 103 anos de existência, o SMC aproveitou a data festiva para homenagear seu sócios vintenários, trabalhadores que completam 20 anos como associados do Sindicato. No evento, foram homenageados 19 sócios metalúrgicos e outros 42 trabalhadores também estão nessa lista tão especial. Estiveram presentes na cerimônia, o presidente nacional da Força Sindical, Miguel Torres; o ex-senador Roberto Requião; o deputado estadual Requião Filho (PT); o vereador de São José dos  Pinhais, Denilson Grilo (PSD), além de outras autoridades, presidentes de Sindicatos de várias categorias e demais  lideranças sindicais.

A homenagem ao sócio vintenário já é uma tradição do SMC, conforme explica o presidente do Sindicato, Sérgio Butka: “Desde de 1980 fazemos questão de homenagear os associados que completam vinte anos de Sindicato. É uma maneira de dizer obrigado pelo exemplo que eles dão para a categoria sobre a importância de se associar para ter uma entidade sindical forte na luta em defesa do emprego decente, por mais renda e direitos. Fazemos questão de fazer essa homenagem na data do aniversário do SMC, onde relembramos nossa história secular de lutas. É honrando o passado que construímos o futuro”, enfatizou Butka.

Para Miguel Torres, presidente nacional da Força, “Os metalúrgicos da Grande Curitiba tem uma importância nacional para os trabalhadores do Brasil pela luta que desenvolvem em defesa dos trabalhadores. É um Sindicato com uma referência muito forte dentro do Brasil e que alimenta a esperança de mantermos a luta por um Brasil melhor”, disse Torres.

Parceiro histórico do Sindicato, o ex-governador e ex-senador, Roberto Requião, disse que fez questão de participar desse momento importante da história do Sindicato. “Sob a liderança do Butka, os metalúrgicos de Curitiba são uma referência de luta e um escudo para a defesa dos trabalhadores. O único movimento que consegue acumular direitos de trabalhadores no mundo são os Sindicatos. Por isso, é importante que os trabalhadores saibam valorizar seus Sindicatos”, disse Requião.

O deputado estadual Requião Filho (PT), também enfatizou a importância do Sindicato em comemorar  seu aniversário. Relembrar a luta histórica de um Sindicato é muito importante. É lembrar que os direitos que temos hoje foram conquistados com muitas luta e que é preciso defende-los sempre. É um momento de chamar  a atenção para a importância de se defender os direitos dos trabalhadores”, disse.

O vereador de São José dos Pinhais, Denilson Grilo (PSD), que também é metalúrgico da Volkswagen, diz que “é um orgulho comemorar os 103 anos de um entidade forte é que é referência para o movimento sindical brasileiro”.

HOMENAGEM
Além de receber um diploma de sócio vintenário, os associados homenageados também receberam um relógio de pulso comemorativo. A homenagem foi entregue por ex-funcionários do SMC também convidados para a solenidade.