Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Desempregados do ABC ganham café da manhã

DCI

SANTO ANDRÉ – Apesar do aumento do número de carteiras assinadas continuar em ritmo elevado este ano, ainda é grande a procura pela requalificação profissional, mesmo em regiões que despontam no crescimento econômico. Por conta disso, o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) da Prefeitura de Santo André, juntamente com Departamento de Geração de Emprego, Trabalho, Qualificação e Renda (DGETQR) e o Banco de Alimentos achou uma forma de tornar a busca pela colocação profissional menos maçante. Um café da manhã é servido diariamente às pessoas que passam no CPTER à procura de um emprego. A unidade atende cerca de 700 pessoas por dia e foca no cadastramento e na inserção de mão de obra no mercado de trabalho.

“Das cerca de 700 pessoas atendidas diariamente, apenas 30% são do próprio município. A maioria vem de outras cidades do Grande ABC e até de vizinhas como São Paulo e Suzano”, disse a assistente de direção do DGETQR, Mônica Mandarino.

Para o atendimento dos desempregados, logo na entrada do CPETR, ao lado da recepção, é possível encontrar a mesa de café da manhã com bolacha, pão francês, pão integral, geleia e café, entre outros itens.

Carência

O serviço começou a ser utilizado neste mês, devido a carência e as necessidades da maioria das pessoas desempregadas. “Tivemos até casos de desmaio na espera pelo serviço de cadastramento profissional, porque muitas pessoas vêm de longe a pé, sem comer nada”, afirma Mônica.

Trazer motivação para a população, que está em busca da inserção no mercado de trabalho, também acarretou a realização dessa iniciativa. “Quando uma pessoa perde o emprego e fica muito tempo sem arranjar uma ocupação, ela pode entrar em estado de desalento. O dinheiro acaba e, por conta das privações materiais e eventualmente de muitas portas se fechando à sua frente, a esperança se esvai. Neste contexto de perda de ânimo e motivação, qualquer cuidado adicional que ela receber acaba tendo efeito positivo”, considera o diretor do DGETQR, Hernán Vilar.

Atendentes

Duas atendentes se encarregam de servir o público que não se limita somente a moradores do Município de Santo André. “Significa que, embora esteja localizado em Santo André, o CPETR é equipamento municipal que embute caráter regional”, completa Vilar.

Durante a semana cerca de 3,5 mil pessoas passam pelo CPETR para garantir o café da manhã todos os dias, o Centro realiza a retirada dos alimentos na sede da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), onde fica localizado o Banco de Alimentos.

“A parceria com o CPETR é muito importante, pois se encaixa ao escopo de atender pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirma a coordenadora do Banco de Alimentos, a nutricionista Parícia Cibele Veras.

Segurança

O Banco de Alimentos é um programa de segurança alimentar voltado à captação de doações, triagem e distribuição de gêneros alimentícios a instituições carentes, e já arrecadou 546.913,68 kg de produtos doados entre janeiro e maio deste ano, o equivalente a média mensal de 109.382,736 kg. O programa beneficia 129 instituições cadastradas, responsáveis por 31 mil pessoas.

da sucursal do ABC