Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

A valorização do sindicalismo dos trabalhadores no Brasil

Desde o começo do mandato, o presidente da República Lula, o vice Alckmin e os demais ministros têm dialogado com o movimento sindical brasileiro que representa as mais diversas categorias de trabalhadores, entre elas a dos metalúrgicos.

É um avanço muito importante, pois com os dois governos anteriores o diálogo não existiu e as reivindicações da classe trabalhadora foram totalmente ignoradas. Esta retomada do diálogo com o governo é fundamental para avançarmos a luta por empregos de qualidade, valorização dos salários, reindustrialização e questões que vão além dos locais de trabalho, que afetam os trabalhadores e suas famílias: alimentação, custo de vida, saúde, lazer, cultura, educação, moradia, transporte, segurança etc.

Estamos também avançando os debates no âmbito das centrais sindicais, confederações, federações e sindicatos de um projeto que garanta nova estrutura para as entidades sindicais atuantes e representativas e o fortalecimento das negociações coletivas. O projeto será unitário e encaminhado ao governo, aos empresários e ao Congresso Nacional para aprovação ainda neste ano.

Por fim, gostaria de reforçar que os reajustes salariais e os avanços de direitos e benefícios que conquistamos ao longo dos anos para os trabalhadores e trabalhadoras de nossa base são parte de nossa atuação representativa, não caíram do céu nem são presentes do patrão. São conquistas que colaboram e muito com a economia local e regional e garantem avanços sociais fundamentais para a população em geral.

Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP