BOGOTÁ – Cinco mineiros morreram e dois ficaram feridos após um desmoronamento ocorrido na mina de carvão San Roque, no município de Sardinata, no noroeste da Colômbia, durante a noite da última terça-feira (5).
As equipes de resgate estão à procura de mais um trabalhador da mina, supostamente preso nos escombros a cerca de 800 metros de profundidade.
Os sobreviventes registraram queimaduras e lesões graves e tiveram que ser atendidos em um hospital local. De acordo com o jornal El Tiempo, um deles seria levado para Cúcuta por causa de seu grave estado de saúde.
Segundo o coordenador regional do escritório de Prevenção e Atenção de Desastres, Luis Alfonso Tarazona, uma comissão do Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas) e outra da Defesa Civil trabalham na região em busca de corpos que teriam ficado presos no interior da cova subterrânea.
A principal hipótese para explicar o incidente é a de que um acúmulo de gás metano tenha provocado uma explosão, semelhante às ocorrências registradas neste tipo de mina com baixo nível de tecnicidade, conforme explica o especialista.
Ele disse que as características dos ferimentos observados nos trabalhadores podem comprovar sua suposição.
Uma tragédia semelhante ocorreu há um ano, quando seis mineiros morreram e outros nove ficaram feridos em outra mina, no município de El Zulia. Outro caso mais grave foi registrado em 4 de fevereiro 2007, quando 32 trabalhadores de uma mina em Sardinata morreram após uma explosão.
ANSA