Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Decisão sobre prorrogação da redução de IPI sai segunda, diz Lula


Carolina Rangel
e Folha de S. Paulo
do Agora

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou ontem que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciará na próxima segunda-feira se será prorrogada a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de carros novos.

A medida perde a validade na próxima terça-feira. “Na segunda-feira, o ministro Mantega vai ter uma conversa comigo e, depois, vai anunciar algumas coisas. Não sei o que tem no pacote que ele vai conversar comigo. Espero que seja o melhor possível para o Brasil”, disse o presidente. Lula já chegou a afirmar que é a favor da redução permanente de IPI para veículos.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, também informou ontem que o governo decidirá na próxima semana se prorroga mais uma vez a redução do IPI para a compra de automóveis. “Vamos avaliar isso nas próximas horas para ver se teremos, na semana que vem, uma decisão, porque é o fim do mês”, disse o ministro, depois de participar de reunião com o presidente Lula e empresários do setor do varejo.

A redução de IPI para veículos, anunciada em dezembro do ano passado, fez com que o imposto de carros populares, de 1.000 cilindradas, caísse de 7% para zero. A medida também beneficiou veículos entre 1.000 e 2.000 cilindradas.

O governo ainda cortou impostos de alguns produtos da construção civil e de eletrodomésticos da linha branca (como fogões e geladeiras). No caso dos eletrodomésticos, o IPI foi zerado para fogões e reduzido de 15% para 10% no caso das geladeiras.

Segundo a Eletros, entidade da indústria de eletrodomésticos, a medida aumentou as vendas em 20% em maio em relação ao mesmo mês de 2008. A redução acaba no dia 14. As informações são da Agência Brasil.

100 Serviços