Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Força Sindical

Dal Prá representa centrais sindicais na posse do novo superintendente do Trabalho do RJ

Na presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, tomou posse na manhã desta segunda-feira (27 de maio) o novo Superintendente Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, Antonio Henrique de Albuquerque Filho. A solenidade de posse aconteceu na sede da Superintendência, no Centro do Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente da Força Sindical do Rio de Janeiro, Francisco Dal Prá, e de dezenas de sindicalistas de todo o estado.

Ao empossar Antonio Henrique, Manoel Dias destacou a importância histórica do Ministério do Trabalho e Emprego desde Getúlio Vargas, defendendo que o órgão precisa retomar o seu papel protagonista nas relações trabalhistas, na defesa dos direitos dos trabalhadores e na geração de emprego e renda. Ele chamou a atenção para os últimos números do emprego no país, divulgados pelo ministério na semana passada, que demonstram a criação de 196 mil novos postos de trabalho. “Enquanto em outros países o emprego tem sido escasso, no Brasil nós temos alavancado vagas de trabalho. Somente no atual governo, foram criadas mais de 4 milhões de novos postos”, exaltou o ministro.

Manoel Dias também lembrou da necessidade de investir na mão de obra do MTE. “Não podemos fazer o nosso trabalho dignamente, sem que tenhamos um órgão com condições de dar apoio tanto ao trabalhador quanto aos empregadores”, frisou o ministro, que adiantou melhorias nos postos de atendimento do MTE. “O objetivo da atual gestão é melhorar tanto as instalações físicas quanto o corpo de pessoal do ministério”, afirmou.

Para Manoel Dias, a Superintendência do Rio de Janeiro é uma casa histórica, por onde já passaram cidadãos que entraram para a história trabalhista. “Espero que Antonio Henrique dê continuidade a esse protagonismo do MTE aqui no Rio de Janeiro e nós vamos dar todo apoio para que isso aconteça”.

Para Francisco Dal Prá, tão importante quanto criar mais empregos, é garantir que eles tragam dignidade ao trabalhador. “O trabalho decente é um objetivo que não podemos perder de vista e a Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, com sua independência, deve zelar para que ele seja uma realidade em todo o estado”, afirmou.

Quem é Antônio Henrique

Nascido em dezembro de 1952 em Manhumirim (MG), Tuninho Albuquerque estudou Direito e foi empresário do setor alimentício. Já atuou como diretor do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio de Janeiro (FIRJAN) e como diretor do Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (CADEG). Atualmente ocupava a Ouvidoria da Secretaria de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro.

Radicado no Rio de Janeiro desde 1970, Antonio Albuquerque Filho é casado e pai de três filhos. Ele já exerceu o cargo de Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Rio de Janeiro quando ocupava o cargo de Ministro do Trabalho o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Antes, fora Assessor Especial de Lupi, na mesma superintendência. Antonio Albuquerque Filho ajudou a elaborar o Código de Ética do Ministério do Trabalho.

Acesse aqui matéria com galeria de fotos

Mais notícias da Força Sindical RJ

Trabalhadores da PROLAGOS paralisam por aumento real e melhores condições de trabalho – http://www.fsindicalrj.org.br/exibe_noticia.php?cod=0000000407

Força pede na Justiça Federal em Brasília com pedido de correção monetária sobre o FGTS – http://www.fsindicalrj.org.br/exibe_noticia.php?cod=0000000404

Força RJ irá acompanhar relações trabalhistas no Comperj com reuniões bimestrais na Alerj – http://www.fsindicalrj.org.br/exibe_noticia.php?cod=0000000405

Por Marcelo Peres
Secretário de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro

www.fsindicalrj.org.br