Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Cresce mobilização pelo reajuste salarial na região de Osasco

Eduardo Metroviche

Metalúrgicos de Osasco e Jandira lotam sede do Sindicato na luta por aumento

Os metalúrgicos das regiões de Osasco e de Jandira mostraram que estão preparados para somar forças ao restante da categoria para parar fábricas, caso não haja acordo com os grupos patronais. Isso ficou claro no seminário de sábado, 13, na sede.

Os trabalhadores querem que o Sindicato intensifique as assembléias nas fábricas para informar os passos da campanha e também querem que todos os companheiros participem da mobilização. Por isso, é importante divulgar as informações da luta, mesmo para aqueles trabalhadores que não estiveram no seminário. “Temos que buscar o interesse de todos”, ressaltou um companheiro de Osasco.

A disposição de luta ficou maior diante das informações passadas pelo presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, sobre as campanhas salariais dos metalúrgicos do ABC e da Grande Curitiba, que só fecharam bons acordos com alguns grupos patronais depois de parar fábricas por vários dias [leia abaixo]. “Agora é a nossa parte, se não tivermos boas propostas, vamos discutir manifestações para pressionar [os patrões] por melhores acordos”, afirmou Jorge.

Eduardo Metroviche

Sindicato explicou aos trabalhadores a composição e a evolução do índice de inflação no período da nossa data-base

Calendário da mobilização – Neste sábado e domingo, 20 e 21, é a vez dos jovens da categoria se engajarem na campanha. Eles estarão no 8º Encontro da Juventude, em Caraguatatuba. A atividade é restrita aos jovens inscritos até o último dia 12.
No sábado, 27, os metalúrgicos que participaram dos seminários realizados para as regiões de Cotia (23 de agosto), Taboão da Serra, Barueri (6 de setembro), Osasco e Jandira (13 de setembro) têm um novo encontro. Desta vez, no Centro Educacional da Federação, em Vargem Grande. Os participantes serão chamados via carta convite que será enviada pelo Sindicato ao endereço do trabalhador.

Metalúrgicos na luta por

Reajuste salarial – a indústria metalúrgica é uma das principais responsáveis pelo crescimento econômico do País e deve dividir com os trabalhadores os ganhos de produtividade obtidos nos últimos meses.

Valorização do piso salarial – queremos uma política de aumento para recuperar o poder de compra do nosso piso, à semelhança do que foi feito com o salário mínimo nacional.

Ratificação da Convenção 158 da OIT – a convenção proíbe demissões sem justificativa, o que pode coibir a alta rotatividade nas fábricas.

40 horas – a redução da jornada pode gerar 1,8 milhão de empregos e melhorar a qualidade de vida do conjunto dos trabalhadores.

Fim das terceirizações – a terceirização irregular precariza as condições de trabalho.

Jovens metalúrgicos discutem campanha salarial neste sábado

A inserção da juventude nas atividades da campanha salarial 2008 é um dos principais assuntos do 8º Encontro da Juventude que o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região promove neste final de semana, 20 e 21, em sua colônia de férias, em Caraguatatuba (SP).

Os jovens conhecerão informações sobre a pauta de reivindicações e o andamento de outras campanhas salariais que têm data-base neste segundo semestre. A pauta inclui reajuste salarial, valorização do piso salarial, redução da jornada para 40 horas semanais, ratificação da convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e fim da terceirização.

O encontro tem ainda um objetivo organizacional: estimular os jovens para que constituam um coletivo que irá contribuir com a construção das ações do Sindicato. O Sindicato é pioneiro em iniciativas com esse formato. Desde outubro de 2007, um grupo de mulheres metalúrgicas, o Mulheres Sindmetal, reúne-se mensalmente na sede da entidade com a mesma finalidade: discutir e contribuir com a intervenção das mulheres nas lutas da categoria. “O Sindicato está aberto para que cada vez mais a categoria participe da sua entidade, ajude a elaborar ações”, explica o presidente Jorge Nazareno.

O encontro também inova na metodologia que será aplicada. Todos os assuntos serão abordados de forma lúdica, com jogos cooperativos que mostrarão a necessidade e a importância do trabalho em conjunto para alcançar os objetivos da categoria. Haverá ainda dinâmicas sobre relacionamento interpessoal.

A atividade acontece às vésperas do Dia Nacional da Juventude, próxima segunda-feira, 22. “Vamos lembrar aos jovens que o seu protagonismo é fundamental para que não só o Sindicato avance, mas também o conjunto da sociedade olhe a juventude de maneira diferente, como agentes de transformação”, afirma a diretora do Sindicato, Eliana Ferreira. 

Informações para a imprensa:

Cristiane Alves – Imprensa – Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
(11) 8107-4986/ 3651-7200

Jorge Nazareno – Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
(11) 8276-9308

Eliana Ferreira – Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
(11) 9564-2781