Com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, o Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região também apoia, participa e divulga as ações da campanha Abril Verde (Construção do Trabalho Seguro e Decente em Tempos de Crise – Prevenção de Acidentes e de Doenças Ocupacionais).
Uma campanha na qual o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Justiça do Trabalho são parceiros. Mas esta mobilização deve envolver toda a sociedade: governos, empresas, sindicatos, lideranças políticas e sociais e a população em geral.
Pois os números são muito graves.
A cada 15 segundos, uma pessoa morre no mundo por acidente do trabalho ou de doença ligada às atividades profissionais.
São 6,3 mil mortes por dia, o equivalente a 2,3 milhões de óbitos por ano.
As longas jornadas de trabalho matam 750 mil pessoas por ano.
Trabalhar 55 horas ou mais por semana está associado a um risco 35% maior de AVC e 17% maior de morrer de doença cardíaca.
Esses números, divulgados pelo MPT, são alarmantes e não são obra do acaso. “Todas essas mortes e adoecimentos podem e devem ser evitados”.
As ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador brasileiro contam com o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril).
Participe você também desta luta por ambientes de trabalho dignos, seguros e saudáveis para os trabalhadores e trabalhadoras.
Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP