A pouco mais de três meses do Natal, muitas empresas já abrem inscrições para estágios e empregos temporários para dar conta da demanda de produção e consumo do final de ano
Em todo o Brasil, são muitas as vagas abertas nos setores do comércio. Essa é uma época em que muitas companhias procuram candidatos para trabalhar pelo período médio de 3 meses. As contratações temporárias oferecem vantagens tanto para as empresas, quanto para os estagiários que almejam uma vaga.
Para lojas e outros segmentos beneficiados com o grande aumento da demanda de oferta no Natal, essa é uma boa oportunidade de capacitar os funcionários e selecionar aqueles que mais se destacam e que possuem os requisitos necessários para ocupar o cargo de maneira definitiva. Visando uma possibilidade de efetivação, esses contratados podem se sobressair em relação aos demais.
“Já para os estagiários, esta é uma oportunidade ímpar para obtenção de uma oportunidade de estágio, pois cerca de 60% dessas contratações são efetivadas após o período de serviço temporário”, destaca Giuliano Bortoluci, diretor de comunicação da Estagiários.com, empresa especializada no recrutamento e seleção de candidatos. Bortoluci afirma que a retenção de talentos é grande e tende a aumentar ainda mais por conta da expectativa das empresas em selecionar pessoas capacitadas e comprometidas com os cargos oferecidos.
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas e Serviços Terceirizáveis e do Trabalho Temporário (Assertem), estão previstas 50 mil vagas para serem preenchidas até o final deste ano e, hoje, 40% delas ainda estão em aberto.
Treinar funcionários para trabalhar por um curto período pode ser considerado, para muitas empresas, desperdício de tempo e dinheiro. Por esse motivo, a tendência do mercado é investir em seus colaboradores para que estes permaneçam trabalhando por tempo indeterminado, gerando mais assertividade e lucratividade para a organização.
Para conseguir entrar em um desses programas, Giuliano aconselha preparar-se bem antes de se inscrever para o processo seletivo. “O primeiro passo é a elaboração de um bom currículo, pois ele é o primeiro contato entre o empregador e o estagiário”, e acrescenta “nessa descrição profissional, a experiência e as qualidades pessoais devem ser destacadas”. O currículo deve ser conciso e objetivo.
´Nunca ultrapasse duas páginas e coloque somente o essencial. Caso contrário, o recrutador nem dará atenção, por conta dos muitos outros currículos que estarão em sua mesa´, aconselha Giuliano.
Para os interessados em prolongar sua carreira a partir do período de estágio trabalho temporário é necessário dedicar-se para haver destaque na empresa. As atitudes e habilidades no atendimento ao cliente ou na execução do trabalho são analisadas pelos contratantes o tempo todo, por isso, esse é o momento de aproveitar a oportunidade dada com a visão voltada para a ascensão profissional.