Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

CNTM e Federações debatem conjuntura econômica e ações em defesa dos empregos e direitos

Jaélcio Santana

Reunião da CNTM com dirigentes das Federações

Os presidentes e representantes das nove Federações de Metalúrgicos filiadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos/CNTM reuniram-se nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, em São Paulo, na sede da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

O encontro foi coordenado por Miguel Torres, presidente da CNTM e da Força Sindical, e teve o objetivo de fazer uma avaliação do cenário metalúrgico no País, principalmente com relação ao desemprego na base, e planejar futuras ações em defesa dos postos de trabalho e direitos da categoria.

Miguel Torres diz que a ideia é ampliar a atual luta do movimento sindical unificado com ações regionais e locais, envolvendo lideranças políticas e empresariais em defesa da industrialização e da retomada do crescimento econômico no País.

“Vivemos uma crise preocupante e precisamos, portanto, de muita mobilização da classe trabalhadora com as centrais sindicais para evitarmos a recessão. Neste sentido, é fundamental a participação dos metalúrgicos nesta luta nacional”, diz Miguel Torres.

Vale lembrar que a CNTM congrega mais de 150 entidades (Sindicatos e Federações), representando cerca de 1,2 milhão de trabalhadores metalúrgicos de todos os estados brasileiros.

Os dirigentes presentes à reunião são unânimes em criticar a falta de diálogo do governo federal com o movimento sindical e a sociedade e confirmaram que farão campanha em suas respectivas base contra as Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram regras e dificultam o acesso dos trabalhadores ao seguro-desemprego e outros direitos.

Criticam ainda a alta dos juros, a desindustrialização, a alta rotatividade da mão de obra, as desigualdades regionais de salários no País, as empresas que não respeitam a saúde e a segurança do trabalhador e a falta de investimos no setor industrial e na qualificação profissional.

Participaram da reunião:

Miguel Torres
presidente da CNTM e da Força Sindical


Claudio Magrão
presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo


Maria Rosângela Lopes
presidente da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais


Pedro Celso Rosa
secretário-geral da CNTM


Carlos Lacerda
secretário de assuntos parlamentares da CNTM


Sulivan Santa Brígida
presidente da Federação Interestadual dos Metalúrgicos da Região Norte


José Fernandes de Lima
presidente da Federação dos Metalúrgicos da Região Nordeste


Carlos Altino
presidente da Federação dos Metalúrgicos da Interestadual Centro-Oeste (GO, MT, MS, TO, RO e DF)


José Élvio de Lima
presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul

Sérgio Barbosa Claudino
vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro (representando Francisco Dal Prá, presidente da Federação do RJ e secretário de finanças da CNTM)

Alfani Alves
secretário-geral da Federação dos Metalúrgicos do Paraná e secretário de assuntos sindicais da CNTM (representando Sérgio Butka, presidente da Federação do PR)

Por Val Gomes (Redação CNTM)
jvalgomes@gmail.com