Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

CNTM e CNM apoiam Sindicato Mineiro Mexicano

FITIM
Os trabalhadores metalúrgicos e mineiros de grande parte do mundo levantaram-se exigindo  justiça, democracia e liberdades sindicais. Por isto, pedimos a intervenção do governo mexicano, país vizinho e irmão, para garantir o caráter democrático deste país e de nosso continente.

Nossas organizações sindicais, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM/Força Sindical) e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), que juntas representam mais de 2 milhões de trabalhadores metalúrgicos e são filiadas à Federação Internacional de Trabalhadores da Indústria Metalúrgica (FITIM) que, por sua vez, representa o interesse coletivo de mais de 25 milhões de trabalhadores metalúrgicos em mais de 200 sindicatos, em 100 países, manifestam solidariedade aos companheiros mineiros do México que há mais de cinco anos, após o gravíssimo acidente na mina Pasta de Conchos, estão sendo perseguidos e sem a devida resposta do Estado e da Justiça do México. 

Nosso objetivo é evitar uma situação de consequências inesperadas e lamentáveis para o México todo. Vale lembrar que o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Mineiros, Metalúrgicos e Similares da República do México está sendo atacado e pretende-se utilizar para isto militares armados e a polícia federal, se a greve mantida pelos trabalhadores desde julho de 2007 for declarada ilegal.

A CNTM e a CNM, juntas à FITIM, estão solidárias com os companheiros mineiros desde o início do conflito. Seguimos de perto a atitude do governo mexicano de reprimir o Sindicato Mineiro e atacar o livre exercício da atividade sindical

Sendo assim, apoiamos a Semana de Ação em defesa do Sindicato Mineiro Mexicano que ocorre entre os dias 14 e 19 de fevereiro, organizada pela FITIM e suas entidades filiadas, e contará atividades sindicais na Austrália, Canadá, França, México, Países Baixos,  Rússia, Turquia, Estados Unidos, Panamá, Suíça, África do Sul e Brasil, entre outros que ainda estão organizando-se.

Os sindicatos de todo o mundo exigem que o governo mexicano: 

  • Responsabilize a empresa,  assim como os funcionários governamentais correlacionados com a tragédia, pela explosão na mina Pasta de Conchos que causou a morte de 65 mineiros no dia 19 de fevereiro de 2006;
  • Termine com a violação sistemática da liberdade de associação dos trabalhadores, e em especial com os “contratos de protección” dominados pelo patronal, e com a interferência nas eleições sindicais;
  • Coloque fim ao uso da força – tanto por parte do Estado quanto por parte das empresas privadas – para reprimir as reivindicações legítimas da classe trabalhadora, que exige sindicatos democráticos, melhores salários e condições de trabalho e boas condições de saúde e segurança;
  • Coloque fim à campanha de perseguição política contra o Sindicato dos Mineiros da República do México e contra o Sindicato Mexicano de Eletricistas.

Além disto, os laços entre nossos países são fortes e permanentes, existem muitos acordos comerciais que orientam e promovem o intercâmbio comercial entre nossas economias. Ambos os países são filiados da OEA, que tem como objetivo a democracia e o respeito aos direitos humanos, civis e sociais.

Em busca de garantir os laços democráticos entre nossos países e uma saudável relação comercial e econômica, nossas organizações estão dispostas a organizar manifestações na embaixada do México no Brasil e paralisações em empresas mexicanas ou que tenham grande compra ou venda de insumos mexicanos em suas cadeias produtivas. Estamos dispostos também a recomendar e exigir retaliações de nosso governo.

Esperamos que o Estado do México deixe fluir sua veia democrática e possa dar respostas favoráveis a todos os trabalhadores do mundo.

Atenciosamente,

Clementino Tomaz Vieira – Presidente CNTM/FS
Francisco Dal Prá – Secretário-Geral CNTM/FS
Edison Luis Venâncio – Secretário de Relações Internacionais CNTM/FS
www.cntm.org.br

Carlos Alberto Grana – Presidente CNM/CUT
João Cayres – Secretário-Geral CNM/CUT
Valter Sanches – Secretário de Relações CNM/CUT
www.cnmcut.org.br

Tradução de Val Gomes
imprensa@cntm.org.br

Clique aqui para acessar texto original em espanhol e matérias anteriores