Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

CNTM defende unidade na defesa dos metalúrgicos

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres, reuniu-se na quinta-feira, 21 de março, com dirigentes de todos os sindicatos que representam a categoria e que participam da Femetalminas, antecendendo o seminário sobre Conjuntura Econômica e Novos Desafios dos Sindicatos, que continuou nesta sexta-feira, 22, em Belo Horizonte.

Miguel Torres abordou a necessidade de todas as entidades e centrais sindicais se mobilizarem para cobrar do Congresso Nacional e do Governo Federal as discussões de uma “Pauta Trabalhista”, documento encaminhado pelas entidades na 7ª Marcha da Classe Trabalhadora em Brasilia, no último dia 6 de março.

O presidente da CNTM ressaltou uma conjuntura adversa para os trabalhadores, que conviveram com PIB de 7,5% no Governo Lula e que agora despenca, mesmo com todos os incentivos concedidos à indústria, sem que uma contrapartida seja respeitada em favor dos trabalhadores. 

Criticou o pouco espaço para discussões com os trabalhadores no Governo Dilma, que realizou 72 reuniões com o meio empresarial e apenas sete com o movimento sindical. Reafirmou os principais pontos da pauta trabalhista sobre os quais o movimento sindical deve pressionar: o fim do fator previdenciário, a definição de pisos salariais, redução da jornada de trabalho e políticas de saúde e medicina do trabalho, além de um controle rigoroso das terceirizações, que precarizam os direitos e as relações de trabalho.

Por José Geraldo Ribeiro


Miguel Torres em reunião de abertura do Seminário de Belo Horizonte


Miguel Torres, Maria Rosângela Lopes e Pedro Celso Rosa


Palestra do economista técnico do Dieese Airton Gustavo dos Santos


Líderes sindicais dos metalúrgicos de Minas


Líderes sindicais dos metalúrgicos de Minas


João Guilherme


Rogério Magri


Hugo Peres

Depoimentos

Maria Rosângela Lopes, presidenta da Federação, diz que “o objetivo é fortalecer nossos dirigentes para enfrentar os desafios atuais da agenda sindical, perante os desafios da conjuntura econômica, e fortalecer ainda mais os laços entre a CNTM e os sindicatos filiados de Minas”, lembrando que ela tem feito “visitas sociais e sindicais” em todo o Estado para promover um intercâmbio de informações e ações de apoio às reivindicações dos dirigentes metalúrgicos.

Pedro Celso Rosa, Secretário-Geral da CNTM, defende esta interação maior entre a Confederação, Federações e Sindicatos filiados. “Vamos fazer seminários regionais neste ano em todo o País”.

Luiz Carlos Miranda, Secretário de Relações Públicas da CNTM, destaca que a ideia é descentralizar as decisões regionais. “Queremos também estar organizados para ter uma expressiva participação no 7º Congresso Nacional da Força Sindical”.

Por José Geraldo Ribeiro e Val Gomes