Foto de Cláudio Omena

Clementino Vieira, presidente da CNTM, e Pereira, presidente do Sindicato
Seminário dos metalúrgicos debate situação econômica e traça perspectivas para 2010.
O Seminário de Planejamento Estratégico do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região começou, nesta quinta (10), com palestra seguida de debate sob a coordenação do consultor sindical João Guilherme Vargas Netto.
Ele fez um painel da situação economica, traçou perspectivas e analisou as relações entre Sindicatos e partidos políticos em ano eleitoral. Os debates tiveram o foco no planejamento das atividades para 2010.
O Seminário, em parceria com o Dieese, ocorre até sábado, no auditório da Colônia de Férias das Costureiras, em Praia Grande, litoral sul de São Paulo, com o propósito de formular um plano de ação da categoria para os próximos quatro anos. A abertura teve a presença do presidente da Confederação dos Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Clementino Vieira.
“É preciso pensar pra frente, discutindo os problemas atuais, e o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos sabe fazer isto muito bem”, salientou o presidente da CNTM.
No período da tarde, o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), participou dos trabalhos. Paulinho informou que as Centrais Sindicais iniciarão 2010 “acelerando a luta pela jornada de 40 horas”, desencadeando forte pressão no Congresso Nacional e nas negociações diretas empresa por empresa.
O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, destaca: “Nossa prioridade será 2010, pois a economia voltou a crescer e isso vai exigir mais atuação sindical, além da nossa intervenção na conjuntura eleitoral para evitar que o Brasil sofra retrocessos”.
Por João Franzin
Assessor de imprensa
www.metalurgico.org.br
Com informações e gestão de conteúdo do site www.cntm.org.br Val Gomes