Home Notícias Movimento Sindical Centrais sindicais mobilizadas em ato de protesto contra a terceirização
05 ago 2013
Movimento Sindical
A semana começa agitada com nova mobilização convocada para esta terça-feira (6). A maior concentração de sindicalistas e trabalhadores será em frente à sede da Fiesp em São Paulo. O foco deste ato é o repúdio ao PL 4.330/04, que amplia a terceirização. A matéria está em tramitação na Câmara dos Deputados e poderá ser votada na próxima terça-feira (13), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Em Brasília, as manifestações serão em frente à CNI e CNC. Os atos foram marcados para terça-feira porque na véspera (5) terminam as negociações da mesa que reúne trabalhadores, empresários, governos e deputados federais, instalada com o propósito de debater adequações o projeto.
Câmara
Apesar de o recesso parlamentar ter terminado na última quinta-feira (1°), deputados e senadores só retomam os trabalhos legislativos efetivamente esta semana. O projeto que destina recursos dos royalties do petróleo para educação e saúde (PL 323/07) é o principal assunto em pauta. Os deputados precisam votar os destaques apresentados ao substitutivo do Senado. A matéria tem urgência constitucional e tranca a pauta.
Também estão na pauta do plenário o novo marco regulatório da mineração e o projeto que torna a corrupção crime hediondo.
O PL 37/11, que trata do marco regulatório da mineração, trava a pauta porque tramita em conjunto com o PL 5.807/13, que tem urgência constitucional, e é de autoria do Executivo. A expectativa é que o governo retire a urgência, a pedido dos líderes partidários na Casa, devido à complexidade do assunto.
Se a urgência constitucional do projeto sobre o novo Código de Mineração for retirada, o plenário poderá votar a proposta que torna hediondos a corrupção e outros crimes envolvendo recursos públicos. Sobre o tema, o Senado aprovou o PL 5.900/13 em julho. Como o assunto já tramitava na Câmara em outros projetos, os deputados buscam um texto de consenso.
Senado
Nesta terça-feira (6), às 14h, haverá reunião de líderes com o objetivo de atualizar a pauta da Casa e dar continuidade à votação de propostas consideradas prioritárias, como o passe livre para estudantes em todo o país (PLS 248/2013), punições disciplinares mais duras para magistrados e membros do Ministério Público (PEC 53/2011 e PEC 75/2011) e o Plano Nacional da Educação (PLC 103/2012).
Reforma política
Na quinta-feira (8), o Grupo de Trabalho sobre Reforma Política e Consulta Popular realiza audiência pública interativa com a presença de representantes das seguintes entidades:Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral(MCCE); Central Única dos Trabalhadores (CUT); Força Sindical; Confederação Nacional da Indústria (CNI). Será a partir das 9h, no plenário 13.
Estatuto da Juventude
A lei que institui o Estatuto da Juventude será sancionada pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (5), em evento previsto para as 15h, no Palácio do Planalto, com participação do presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
O texto é uma declaração de direitos da população jovem, que hoje alcança cerca de 51 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, o maior número de jovens registrado na história do Brasil. O estatuto faz com que direitos já previstos em lei – como educação, trabalho, saúde e cultura – sejam aprofundados para atender às necessidades específicas dos jovens.
Defensoria pública
A PEC 82/2011 (PEC 207/2012), que garante autonomia à Defensoria Pública da União vai ser promulgada em sessão solene do Congresso Nacional nesta terça-feira (6).
De autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a proposta foi aprovada no Senado em agosto de 2012 e na Câmara em 16 de julho de 2013. A PEC estende às defensorias públicas da União e do Distrito Federal a autonomia funcional e administrativa concedida às defensorias estaduais com a chamada reforma do Judiciário (Emenda Constitucional 45/2004). A matéria garante a essas defensorias a iniciativa de realizar sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Rede de espionagem
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado recebe nesta terça-feira (6) o colunista Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian, responsável por expor os programas secretos americanos de interceptação de dados vazados pelo ex-técnico da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden.
O convidado vai discutir com os senadores as denúncias sobre a existência de uma rede de espionagem montada no Brasil pelo governo dos Estados Unidos.
Cartilha sobre divórcio
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e com apoio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, lança, nesta segunda-feira (5), cartilhas para auxiliar homens e mulheres nos conflitos típicos de divórcios. As cartilhas são direcionadas aos pais e aos filhos adolescentes e serão distribuídas a Varas de Família de todos os estados. Em linguagem simples e didática e com muitas ilustrações, as cartilhas têm modelos específicos para pais e filhos e são mais um produto da Escola Nacional de Mediação e Conciliação. Elas trazem desde questões jurídicas do divórcio, seu significado, até esclarecimentos sobre as mudanças e dificuldades que terão de ser enfrentadas pela família.
Previdência complementar do servidor
O sistema previdenciário complementar entrou em vigor em fevereiro deste ano, mas ainda há muitas dúvidas sobre o novo regime.
O diretor de Documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz, é um dos palestrantes do Seminário “O Novo Regime de Previdência Complementar do Servidor Público”, marcado para quarta-feira (7), em Brasília. O evento é promovido pelo Forum Nacional da Advocacia Pública Federal. Disposições gerais da nova previdência complementar dos servidores públicos, vantagens e desvantagens do novo regime, gestão da Funpresp, desafios da transição, controle e fiscalização – a participação democrática dos servidores e questões relevantes do regime tributário da previdência complementar são alguns dos temas que estarão em debate no seminário.
Saúde
A comissão especial da Câmara que analisa o financiamento da saúde pública discute, na terça, relatório do deputado Rogério Carvalho (PT-SE) ao Projeto (PLP 123/12) que regulamenta o percentual mínimo das receitas do governo federal para o financiamento da saúde. A proposta fixa esse índice em 10% das receitas correntes brutas da União, o que garantiria para o setor R$ 45 bilhões a mais por ano.
PSDB
Reunião do diretório nacional do O PSDB, na terça-feira, em Brasília, para discutir o cenário político com as manifestações de rua e, principalmente, o quadro sucessório com a queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff.
IPCA
Na quarta-feira, o IBGE divulga o Índice Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) de julho. Em junho, o índice fechou em 0,26%, fazendo com que o percentual nos últimos 12 meses (junho de 2012 a junho de 2013) fechasse em 6,7%, acima do teto da meta do governo (4,5%).
Eleições municipais extra
Oito cidades de cinco estados terão que escolher novos prefeitos neste domingo (11). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 215,6 mil eleitores deverão retornar às urnas. O novo processo eleitoral foi motivado pela anulação dos resultados obtidos em outubro do ano passado, pois os candidatos que obtiveram mais de 50% dos votos válidos tiveram o registro de candidatura negado.
PSDC na TV
Partido de Eymael terá, nesta quinta-feira (8), 5 minutos em rede nacional. Das 20h às 20h05 no rádio. Das 20h30 às 20h35 na TV. (Com Arko Advice)
Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:
Segunda-feira (5)
– Presidente Dilma Rousseff se reúne com os líderes da base aliada no Congresso para discutir a agenda legislativa do segundo semestre.
– Projeto de lei que trata do novo marco regulatório de mineração passa a trancar a pauta da Câmara.
– José Serra se reúne com o deputado federal Duarte Nogueira, presidente do PSDB de São Paulo, para discutir seu futuro político.
– Funcionários da Eletrobras retomam greve por reajuste salarial.
– Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) envia carta ao presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), pedindo a anulação da sabatina de Elano Rodrigues Figueiredo para o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) alegando que ele omitiu em seu currículo atuação anterior como defensor de planos privados de saúde.
– Receita Federal divulga balanço sobre ações aduaneiras no primeiro semestre de 2013, incluindo as ações de combate ao contrabando e à pirataria.
– Órgãos julgadores do TST retomam suas sessões de julgamento.
Terça-feira (6)
– Mobilização nacional convocada pelas centrais sindicais contra o projeto de lei que amplia a terceirização no Brasil.
– Câmara realiza, às 10h, sessão solene em homenagem aos 70 anos de fundação da Companha Nacional de Escolas da Comunidade (Cnec).
– Ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) recebe o líder do PDT na Câmara, André Figueiredo (CE), o presidente da legenda, Carlos Lupi, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, e o líder no Senado, Acir Gurgacz (RO), para discutir votações de interesse do governo no Congresso.
– Presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), se reúne com líderes partidários para discutir a pauta de votações prioritárias da Casa no semestre.
– Câmara pode votar projeto de lei que destina os recursos dos royalties do pré-sal para educação (75%) e saúde (25%).
– Comissão Especial da Câmara que analisa proposta de emenda à Constituição que institui o orçamento impositivo pode votar o parecer do relator, deputado Edio Lopes (PMDB-RR).
– Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado ouve o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli sobre a compra, em 2006, de uma refinaria em Pasadena, no estado americano do Texas.
– Comissão especial da Câmara que discute o financiamento da saúde pública discute relatório preliminar do deputado Rogério Carvalho (PT-SE) ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 123/12, que regulamenta o percentual mínimo das receitas do governo federal para o financiamento da saúde. A proposta, de autoria do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), fixa esse índice em 10% das receitas correntes brutas da União, o que garantiria para o setor R$ 45 bilhões a mais por ano.
– Grupo de Trabalho de Telefonia das Comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e de Fiscalização Financeira e Controle se reúne com o secretário de Fiscalização, de Desestatização e Regulação de Energia e Comunicações do TCU, Marcelo Barros Cunha, sobre os serviços de telefonia móvel do País.
– Comissão Especial da Câmara que analisa o novo marco regulatório de mineração promove reunião para definir cronograma de trabalho.
– Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara realiza terceira audiência pública sobre o andamento das ações adotadas pelo governo federal no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Foram convidados, entre outros, os presidentes da Teracom Telemática Ltda., José de Souza Lopes; da Nokia Siemens Networks, Aluizio Bretas Byrro; e da Padtec S.A, Jorge Salomão.
– Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado recebe o colunista Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian, responsável por expor os programas secretos americanos de interceptação de dados vazados pelo ex-técnico da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden.
– Reunião do diretório nacional do PSDB, em Brasília, para discutir o cenário político e sucessão de 2014.
– Diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Sidnei Correa Marques, participa de reunião com representantes da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em Brasília, pela manhã. À tarde, estará na abertura de encontro do BC e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em evento fechado à imprensa.
– Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, Luiz Edson Feltrim , recebe representantes do Sindicato Nacional dos Servidores do Banco Central (Sinal), em Brasília.
– Funcionários da Infraero se reúnem com representantes da empresa e do Tribunal Superior do Trabalho para discutir fim da greve, iniciada semana passada.
– Divulgação do IGP-DI de julho.
Quarta-feira (7)
– Comissões de Minas e Energia; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara promovem audiência pública conjunta para discutir os principais pontos do novo marco regulatório da mineração (PL 5.807/13), que está sendo analisado por uma comissão especial na Câmara. Foi convidado a debater o tema o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
– Comissão de Finanças e Tributação da Câmara realiza reunião reservada dos parlamentares com o diretor de Política Econômica do Banco Central do Brasil, Carlos Hamilton Araújo, para debater superávit e política e projeção econômica.
– Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara realiza audiência pública sobre o Marco Civil da Internet. Foram convidados, entre outros, o relator do PL 5.403/01, deputado Alessandro Molon (PT-RJ); o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende; e votações de projeto e requerimentos.
– Comissão de Legislação Participativa promove Seminário sobre Teletrabalho, no plenário 3, a partir das 14h30.
– IBGE divulga IPCA de julho.
– IBGE divulga Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, mês de referência julho.
– Encerra o prazo para os convocados no Prouni apresentarem os documentos para efetivar a matrícula na referida instituição.
Quinta-feira (8)
– Grupo de Trabalho da Câmara sobre Reforma Política realiza audiência pública com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); Central Única dos Trabalhadores (CUT); Força Sindical; e Confederação Nacional da Indústria (CNI).
– IBGE divulga levantamento da produção agrícola em junho.
– IBGE divulga Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física: Regional de junho
– IBGE divulga Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário de junho.
– Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga indicadores industriais de julho.
Sexta-feira (9)
– IBGE divulga pesquisa industrial mensal de emprego e salário de junho.
Nos EUA, Lula diz que Dilma precisa ouvir os sindicatos
04 fev 2013
Próximos passos da luta sindical em defesa dos direitos da classe trabalhadora no Brasil
19 jul 2019
Imprensa metalúrgica divulga assembleias decisivas da Campanha Salarial 2024
07 nov 2024
Ação e instituição
07 nov 2024