COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
As centrais sindicais querem cobrar explicações dos empresários do varejo que não repassaram integralmente a redução do IPI para o preço final dos produtos.
Reportagem da Folha publicada ontem mostra que o benefício, em muitos casos, não chegou ao consumidor na mesma proporção.
O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, afirmou que irá convidar os principais nomes do varejo para dar explicações na Comissão de Trabalho da Câmara.
Ele afirmou ainda que poderá reunir assinaturas para a convocação de uma CPI com o objetivo de apurar as razões para o não repasse integral do IPI reduzido.
Empresários do setor, como Luiza Trajano, presidente da rede varejista Magazine Luiza, têm defendido que a redução de impostos foi inteiramente repassada na ponta.
De acordo com o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Artur Henrique, outra questão que será estudada é a manutenção de emprego. “Precisamos encontrar uma fórmula para isso.”
Para Paulinho, não se pode cobrar da indústria de linha branca a garantia de manutenção de empregos exigida das montadoras. “A dificuldade é maior porque essas empresas produzem vários tipos de produto.”