Desde 2004, os metalúrgicos da Força Sindical no Estado de São Paulo fecham acordos com ganho real de salário. A categoria tem cerca de 800 mil trabalhadores. A data-base é 1º de novembro.
O acumulado no período, tomando-se por base os recentes acordos com reajuste de 8% em vários grupos patronais, chega a 29,85%. Mas os ganhos são maiores, considerando que em vários anos o aumento real para os Pisos ficou bem acima do índice geral negociado para a categoria. Outros ganhos foram elevação dos tetos para aplicação do reajuste e licença-maternidade de 180 dias, para as trabalhadoras dos principais setores da base.
PLR – José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e secretário nacional de Formação da Força Sindical, também aponta ganhos de PLR. Ele afirma: “De 2004 para cá, os Sindicatos ampliaram os acordos de Participação nos Lucros em suas bases. A PLR aumenta o poder de compra do trabalhador. Ou seja, representa ganho real na prática”.
Dieese – O levantamento apontando o aumento acumulado de 29,85% foi feito pelo economista Rodolfo Viana, que responde pela subsecção do Dieese na entidade dos Metalúrgicos de Guarulhos. Rodolfo também relaciona, entre outros ganhos, os abonos salariais garantidos nas negociações coletivas anuais. Este ano, o benefício varia entre 20 e 22%.
Mais informações:
www.metalurgico.org.br